Reclamações sobre serviços de telecom caem 28,4% em outubro

Dados divulgados pela Anatel mostram que uma queda de mais de 68 mil queixas entre outubro de 2020 e outubro de 2021. Mês teve o menor registro de reclamações do ano.

Brasília, 22/11/21 – O número de reclamações de usuários dos serviços de telecomunicações caiu 28,4% em outubro de 2021 na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Os números da agência mostram que em outubro de 2020 foram registradas 240.430 reclamações, já em outubro deste ano elas caíram para 172.041, uma redução de 68.389 queixas. Foi o menor número de queixas registrado em 2021.

A redução vem seguindo a tendência registrada nos últimos anos. O número de queixas de outubro de 2021 está 37,5% abaixo da média registrada no mesmo mês dos últimos cinco anos (2017 a 2021).

“As reclamações de usuários de telecom vem registrando quedas em todos os meses de 2021. Desde abril registramos reduções de dois dígitos, acima de 20%, algo que nunca havia ocorrido antes. Isso mostra o comprometimento das prestadoras de telecomunicações”, disse o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

“Além da melhoria na infraestrutura, com investimentos acima de R$ 30 bilhões por ano, os dados também são resultados de aperfeiçoamentos no atendimento e de medidas como a Não Me Perturbe, que deu mais poder aos usuários”, afirmou. A Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br) permite o boqueio de ligações de telemarketing das empresas de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

Desde abril o número de reclamações de usuários dos serviços de telecomunicações vem caindo a índices acima de 20%.

Na comparação com o mesmo mês de 2020, em setembro a queda no número de reclamações foi de 27,2%, em agosto de 26,4%, em julho de 37%, em junho de 30,9%, em maio, 28,4%, e em abril o número de reclamações havia caído 24,4%.

As quedas nas reclamações também são verificadas em outras plataformas, como o Procon. Em 2015, para cada 10 mil clientes de telecomunicações, 23 reclamaram. Em 2020, para cada 10 mil clientes houve 13 reclamações.

Todos os principais serviços de telecomunicações apresentaram redução nas reclamações nos últimos 12 meses. A maior ocorreu na TV por assinatura, cujo índice caiu 49,4%, de 20.922 para 10.591. No serviço de internet banda larga fixa as reclamações caíram 32,7%, de 61.008 para 41.065, e na telefonia móvel as reclamações caíram 18,9% em outubro em relação a outubro do ano passado, passando de 110.966 para 90.039.

Mesmo durante a pandemia, as empresas de telecom vêm empenhado esforços para manter a conectividade com qualidade, servindo de base nos negócios e empresas para a transformação digital, minimizando o impacto negativo da crise na economia.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

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