Operadoras de telecomunicações lançam o 5G em Brasília

Capital federal é a primeira cidade a receber o 5G standalone. Para ter acesso ao serviço o usuário precisa ter um celular compatível com a nova tecnologia.

Brasília, 06/07/22 – O 5G já é uma realidade. A nova geração de serviço de internet móvel foi lançada em Brasília nesta quarta-feira (6), a primeira cidade brasileira a receber o 5G standalone, ofertado na faixa de 3,5 GHz, a principal frequência leiloada em novembro do ano passado.

Com a decisão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em junho, após recomendação do Gaispi, grupo técnico que coordena a implantação do 5G no país, as prestadoras de telecomunicações que venceram o leilão do 5G precisam levar o serviço a todas as capitais até 29 de setembro de 2022, com uma antena para cada 100 mil habitantes.

“As pessoas que já começaram a ter acesso ao 5G a partir desta quarta estão experimentando uma velocidade muito maior durante a conexão móvel. E o mais importante é que esse é o primeiro passo para a revolução que virá com a nova tecnologia, com cidades inteligentes, indústria 4.0, carros autônomos e outras aplicações que ainda nem conseguimos imaginar”, afirmou presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari. Ferrari lembra que para ter acesso ao 5G é preciso ter acesso a um celular habilitado.

Segundo informações da Anatel, hoje são 67 aparelhos homologados para receber o 5G. A lista completa pode ser acessada no portal da agência: https://informacoes.anatel.gov.br/paineis/certificacao-de-produtos/celulares-em-5g

O presidente executivo da Conexis destacou ainda que as prestadoras estão prontas para instalar o 5G nas capitais assim que houver autorização da Anatel. Ele ponderou, no entanto, que algumas cidades ainda não têm leis de antenas atualizadas.

“Várias já fizeram o dever de casa e estão com leis prontas, como Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, mas outras ainda precisam atualizar as leis. Muitas dessas legislações são do começo da telefonia móvel e são incompatíveis com a expansão necessária para o 5G”, afirmou. Ferrari lembra que o 5G vai exigir de 5 a 10 vezes mais antenas que o 4G.

Hoje, 13 capitais têm leis compatíveis com Lei Geral de Antenas e com as necessidades de implantação de infraestrutura de telecom: Boa Vista, Brasília, Campo Grande, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Porto Alegre, Porto Velho, Rio de Janeiro, São Luiz e São Paulo.

Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo