Nokia inclui data centers e crescimento do tráfego global de dados entre os desafios da empresa no Brasil

O executivo participou do Painel Telebrasil 2025 e destacou que o consumo de energia dos data centers instalados em 2025 equivale ao consumo de uma cidade 1,5 milhão de habitantes

Brasília, 02/09/25 – Rafael Mezzasalma, country manager da Nokia no Brasil, ressaltou o crescimento dos data centers e o tráfego global de dados, que refletem os desafios e as oportunidades que moldam o futuro das telecomunicações. Mezzasalma participou na terça-feira (2) do Painel Telebrasil Summit 2025.

Segundo Mezzasalma, o consumo de energia dos data centers instalados em 2023 já atingia 55 gigawatts, equivalendo ao consumo elétrico de uma cidade brasileira de aproximadamente 1,5 milhão de habitantes. Ele ressaltou que, até 2030, esse consumo deve crescer a uma taxa anual de cerca de 22%, podendo quadruplicar em menos de uma década. Essa expansão será acompanhada por um aumento de quase três vezes no volume de tráfego de dados global, demandando redes e equipamentos cada vez mais robustos e eficientes.

O executivo detalhou que o crescimento explosivo no tráfego está impulsionado por uma diversificação das demandas, desde o uso geral da internet até serviços corporativos e aplicações emergentes como realidade aumentada, que podem dobrar a necessidade por capacidade de rede.

Diante desse cenário, Mezzasalma explicou como a empresa tem investido para acompanhar as tendências do setor, especialmente relacionados a datacenters. “A Nokia oferece, hoje, produtos que incorporam inteligência artificial embarcada, autonomia e automação. Além disso, trabalhamos com diferentes tipos de data centers — desde os centros tradicionais de grande porte até instalações de inferência e data centers edge, mais próximos do usuário e para aplicações especializadas”.

O executivo destacou também o compromisso da Nokia com a sustentabilidade, ressaltando a busca pelo menor custo energético por bit transmitido e pelo apoio a uma economia circular eficiente, consolidando a empresa como referência na gestão de um futuro digital mais verde: “Tudo isso evidencia a convergência entre inovação tecnológica e responsabilidade ambiental que temos, na busca por atender, cada vez melhor, a um crescimento exponencial da demanda global por conectividade”, finalizou.

Com a presença de CEOs de grandes empresas, autoridades e lideranças empresariais, o Painel Telebrasil 2025 ocorre nos dias 2 e 3 de setembro, em Brasília. Na pauta de discussão estão temas como Inteligência Artificial, inclusão digital, 5G e expansão da conectividade. Para mais informações, acesse o site www.paineltelebrasil.org.br.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo