Anatel registra queda de 17,2% nas reclamações

Todos os serviços ofertados – Telefonia fixa, Telefonia móvel pré e pós-paga, banda larga fixa e TV por Assinatura registraram queda nas queixas dos consumidores. Essa redução é uma tendência verificada nos últimos quatro anos.

Em junho, o número de reclamações encaminhadas à Agência Nacional de Telecomunicações em relação aos serviços de telecomunicações registrou uma queda de 17,2% em relação a maio. Foram recebidas 218.356 reclamações no sexto mês do ano nos canais de atendimento da Agência. A tendência de queda nas queixas é resultado dos investimentos contínuos, de cerca de R$ 30 bilhões ao ano, especialmente em expansão de serviços, melhoria da qualidade e do relacionamento com os clientes.

Todos os principais serviços de telecomunicações acompanhados pela Anatel apresentaram redução em junho de 2019. A telefonia fixa com 44.686 reclamações em junho registrou queda de 22,1% em relação a maio, seguida da telefonia móvel pós-paga com 76.340 reclamações, menos 17,6%, da TV por Assinatura com 26.548 reclamações, menos 15,3%, da banda larga fixa com 41.867 reclamações, menos 15,1%, e da telefonia móvel pré-paga com 27.823 reclamações, menos 12,4%.

Um levantamento recente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) indica uma redução de 28% no volume de reclamações junto ao órgão nos últimos quatro anos. Os Procons (Institutos de Defesa do Consumidor) também registraram 16% menos queixas relacionadas a serviços de telecomunicações entre 2016 e 2019.

Os consumidores apresentaram suas reclamações pela central telefônica do órgão regulador (55,7%) – acessível pelo 1331 –, pela página online (30,7%), pelo aplicativo móvel “Anatel Consumidor” (13,4%) e pelo atendimento pessoal nos escritórios da Anatel em todos os estados e no Distrito Federal (0,3%).
 
 

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