Após simplificar processo de instalação de antenas, São José dos Campos se torna a primeira no Ranking Cidades Amigas da Internet

Cidade paulista reestruturou sua política para telecomunicações e, em quatro anos, saltou da 21ª posição para a liderança. “Queremos inovar para melhorar a vida do cidadão”, afirma o secretário de Governança da prefeitura de São José dos Campos/SP, Anderson Ferreira.

São José dos Campos, que dista 94 km da capital paulista e soma pouco mais de 500 mil habitantes, ficou com a primeira colocação no Ranking Cidades Amigas da Internet, produzido pela consultoria Teleco. A boa performance aconteceu depois de o município adotar medidas para simplificar e desburocratizar a implantação da infraestrutura de telecomunicações.

No primeiro ano da edição do Ranking, a cidade do interior paulista apareceu na 21ª colocação. “Decidimos agir e revisamos as nossas legislações”, contou o secretário de Governança da prefeitura de São José dos Campos/SP, Anderson Ferreira, que representou o prefeito, Felício Ramuth, na cerimônia de premiação, realizada no Painel Telebrasil 2019.

Ferreira disse à Agência Telebrasil que, três anos depois, a revisão da legislação levou São José dos Campos para a quarta colocação e, com a desburocratização do processo, para o primeiro lugar. A meta, agora, é manter a liderança. “Seguimos tentando inovar para melhorar a vida do cidadão e temos o desafio de não deixar Porto Alegre, que teve um crescimento meteórico, ultrapassar-nos”, afirmou o secretário de Governança da prefeitura de São José dos Campos/SP.

A virada de São José dos Campos deve servir de exemplo para outras cidades do chamado ABC paulista. São Bernardo do Campo, por exemplo, está na penúltima posição do ranking – 99ª – por dificultar a instalação de infraestrutura. A cidade perdeu 26 posições em 12 meses. Santo André também teve um baixo desempenho. O município caiu 13 posições no Ranking e figurou na 98ª colocação. São Bernardo, Santo André e a capital São Paulo – que há dois anos não libera a implantação de antenas – foram as últimas colocadas no ranking produzido pela consultoria Teleco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo