Barrar a conectividade é excluir o município da economia digital

Sem conexão, novos negócios não vão acontecer, e quem perde é o morador da localidade, enfatiza Marcia Ogawa, diretora da Deloitte.

Os municípios que restringem a implantação de infraestrutura de conectividade estão dando um tiro no próprio pé, uma vez que, na era da economia digital, a conexão é o pilar dos novos negócios, adverte a sócia da área de Tecnologia, Mídia e Telecomunicações da Deloitte, Marcia Ogawa.

Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, a especialista lembra que o ecossistema da economia digital une inteligência artificial, computação em nuvem, robótica e terá o 5G.

“O Brasil terá com o 5G uma oportunidade única para galgar posições relevantes em alguns elos desse ecossistema. Será a oportunidade para criar empresas, e daquelas já constituídas mostrarem diferencial competitivo. A economia digital é um conjunto de tecnologias que geram impactos relevantes para a sociedade”, reforça Marcia Ogawa.

Fechar as portas à infraestrutura de telecom significa tirar a oportunidade dos moradores do município de estarem abertos ao impacto social e econômico decorrente da conectividade.

“Um exemplo é a telemedicina. Como pacientes e médicos de localidades distantes vão se interligar sem conexão? Como novos negócios vão surgir? Os municípios têm de ficar atentos à transformação digital”, preconiza a especialista.

Assistam a entrevista com a sócia da área de tecnologia, mídia e telecomunicações da Deloitte, Marcia Ogawa, gravada na sede da Deloitte, em São Paulo, no começo de março.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo