Brasil está em linha com o avanço digital nos meios de pagamentos

Para o advogado e professor da FGV/RJ, Carlos Ragazzo, o Banco Central, ao promover a regulamentação do PIX e do Open Banking, está colocando o Brasil em linha com o novo desenho do sistema financeiro mundial. “A digitalização é irreversível, mesmo para um país como o nosso com forte ligação com o dinheiro”, atestou.

O Brasil está em linha com o avanço digital nos meios de pagamentos que mobiliza o sistema financeiro mundial, sustentou o advogado e professor da FGV/RJ, Carlos Ragazzo, ao participar de live realizada pelo Portal JOTA e pelo SindiTelebrasil nesta quarta-feira, 12/08, para discutir a transformação digital nos meios de pagamentos.

“Há muito por avançar, mas certamente Open Banking e PIX vão mais à frente se misturar, mesmo, hoje, sendo trabalhados de formas distintas: com o Open Banking, voltado mais para crédito, e o PIX, para o mercado de tarifas e de cartões. Mas é fato que a tecnologia é o pilar que vai permitir os dois modelos se inter-relacionarem”, reforçou o especialista.

Ragazzo citou o fato de que o Brasil, assim como a Alemanha, tem, historicamente, uma forte relação com o dinheiro, mas a digitalização – muito impulsionada nos últimos meses pela pandemia de Covid-19 -acelerou o uso de novos meios de pagamentos. Na Inglaterra, observou, os saques, com as mudanças advindas do dinheiro digital, caíram 60%. “Os correntistas estão gostando da experiência online o que foi significativo para derrubar as barreiras culturais e acelerar o processo”, adicionou.

O professor da FGV/RJ, ao ser indagado sobre a proibição- temporária – do Banco Central para a aprovação do WhatsApp como meio de pagamento, por meio dos arranjos Visa e Mastercard, avaliou que é de fato preciso criar regras para dar transparência para todas as etapas e assegurar a boa convivência de todos no novo ecossistema, assegurando a interoperabilidade. “Sim, o BC precisa ter cuidado. É uma mudança muito relevante e tem que atender a todas as pontas do sistema financeiro”, observou.

A live integra um ciclo de três debates promovido pelo JOTA e SindiTelebrasil, que discutirá temas relacionados à transformação digital do Brasil e de que forma a conectividade e os serviços digitais inovadores estão ajudando o Brasil a atravessar esse período de pandemia, e que contará também a presença de executivos das operadoras Algar Telecom, Claro, Oi e Sercomtel. As discussões estão dentro da programação prévia do Painel Telebrasil 2020, que ocorrerá nos dias 8,15, 22 e 29 de setembro. Faça sua inscrição gratuita e confira a programação. http://paineltelebrasil.org.br/

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo