Cidades inteligentes dependem de infraestrutura de telecom

Governo prepara novo programa para incentivar os municípios a usarem soluções digitais, mas o primeiro passo é contar com redes de telecomunicações.

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações criou a Câmara Cidades 4.0 e vai lançar uma nova estratégia que privilegia o uso de soluções digitais nos municípios. Mas como ressalta o diretor do Departamento de Inclusão Digital, Wilson Diniz, nada disso é possível sem que as cidades permitam a implantação de infraestrutura.

À Newsletter da Telebrasil, Diniz lembra que para haver uma cidade inteligente é obrigatório ter uma infraestrutura de alta capacidade. E isso demanda a implantação de torres e fibra óptica, que darão suporte às aplicações que virão.

“Queremos trazer para cima dessa infraestrutura soluções de cidades inteligentes que vão permitir a melhoria na qualidade de vida. Soluções de câmeras de segurança inteligentes, por exemplo, soluções para a educação, para a saúde”, reforça Diniz.

O diretor do Departamento de Inclusão Digital do MCTIC, Wilson Diniz, participou do lançamento, em 3 de dezembro, do portal Fique Antenado!, produzido pelo SindiTelebrasil, que reúne conteúdos e dicas para esclarecer a população, prefeituras e vereadores sobre a instalação de antenas de celular e internet móvel e contribuir com o processo de atualização das leis municipais. Assista à entrevista com Wilson Diniz.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo