Deloitte: dados representam oportunidades de monetização para o setor

Inteligência Artificial e 5G, combinadas, promovem inovação e vão alterar as relações das empresas com o mercado e também impactam as relações de trabalho, sustenta a líder de TMT da Deloitte, Márcia Ogawa, ao participar do Painel Telebrasil 2019.

Os dados estruturados e gerenciados significam novas receitas para as empresas, desde que elas se adequem às demandas e compreendam as mudanças que têm de ser feitas para lidar com o digital, observou a líder de Tecnnologia, Mídia e Telecomunicações (TMT) da Deloitte, Márcia Ogawa, ao participar do Painel Telebrasil 2019, nesta quinta-feira, 23/05.

Tendo como referência recente estudo da consultoria com previsões para a sua área, Márcia Ogawa comentou que a Inteligência Artificial (IA) e o 5G surgem como verdadeiros aceleradores no ambiente de negócios. Essas tecnologias viabilizam o lançamento de novas plataformas de negócios globais para pequenas e médias empresas, assim como para startups. No setor de telecomunicações, a abertura de novas frentes implica novos modelos de monetização na cadeia de valor, segundo ela.

“As novas tecnologias combinadas proporcionam inovação e alteram as relações das empresas com fornecedores e com o mercado, impactando inclusive as relações de trabalho”, analisou. “É chave que consigamos entender como funcionam e como os mercados estão se movendo para que o Brasil consiga explorar essas oportunidades”, pontuou a especialista da Deloitte.

Marcia Ogawa ressaltou que muitos novos serviços serão criados em outras indústrias e disse ser imperativo entender a dinâmica que está por vir.  A executiva advertiu: é preciso estar atento à segurança nesse cenário descentralizado, no qual as políticas de uso dos dados serão reestruturadas. “Eu valorizo a boa regulação, mas é extremamente relevante que haja uma precisão cirúrgica para que o remédio não mate o paciente”, concluiu.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo