Diretor da Conexis ressalta a importância do 5G para a conexão das escolas

José Bicalho participou de audiência pública da subcomissão especial “Tecnologia 5G no Brasil” da Câmara dos Deputados

Brasília, 29/12/21 – O diretor de Regulação e Autorregulação da Conexis Brasil Digital, José Bicalho, ressaltou em audiência pública da Câmara dos Deputados, a importância do 5G para a conexão das escolas no Brasil. Bicalho lembrou que os compromissos assumidos pelas prestadoras no leilão do 5G representa um enorme avanço para a conectividade nas instituições de ensino.

“As escolas poderão contar a partir do próximo ano com uma conexão de banda larga suficiente para atender os aspectos pedagógicos e administrativos da escola disponibilizada pelas prestadoras de serviços de telecomunicações”, afirmou o diretor ao participar de audiência da subcomissão especial Tecnologia 5G no Brasil da Câmara dos Deputados.

Bicalho ponderou, no entanto, que algumas características do Brasil podem atrasar ou dificultar a conexão das escolas por meio do edital de 5G. A primeira delas é a elevada carga tributária sobre telecomunicações, que representa mais da metade do valor da conta e limita o uso dos serviços pelas camadas com menor poder aquisitivo.

“Não faz sentido nenhum a gente ter R$ 3,1 bilhões para aplicar nas escolas e mais de 40% disso ser consumido por tributos. Estamos trabalhando no sentido de que essas conexões não sejam tributadas, que se possa aplicar todo o recurso na conexão”, afirmou o diretor da Conexis.

Outro desafio apontado pelo diretor são as legislações ultrapassadas de vários estados e municípios que limitam, atrasam e dificultam a instalação de infraestrutura de telecom, como as antenas de telefonia e internet móvel. “As legislações estaduais e municipais precisam estar alinhadas com a Lei Geral de Antenas”, afirmou.

O terceiro ponto abordado por Bicalho trata dos furtos e roubos de cabos no Brasil, que atingiram a marca de 4,6 milhões de metros em 2020, aumento de 16% frente 2019, e que interromperam os serviços para cerca de 6,7 milhões de clientes. “ O problema impacta diretamente toda a sociedade, deixando o serviço fora do ar em escolas, hospitais, órgãos públicos e desconectando o cidadão”, acrescentou.

Bicalho enfatizou que o leilão do 5G priorizou o atendimento da população e a expansão da cobertura dos serviços e incluiu as escolas nas obrigações. E lembrou que durante a pandemia, num momento em que o acesso à internet e às tecnologias foi fundamentar para manter as atividades da economia e da população, as operadoras desenvolveram várias iniciativas para a conectividade dos alunos em parceria com o setor público.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo