Incentivar a qualificação de mão de obra é oportunidade para o Brasil

É momento de o ecossistema de TICs agir com medidas efetivas, uma vez que a oferta de bons profissionais está inferior à demanda das empresas, observa o secretário-executivo do MCTIC, Julio Semeghini.

Estudos do setor de TICs indicam que a oferta de mão de obra qualificada é inferior à demanda das empresas. Esse gargalo, no entanto, pode ser visto como uma oportunidade se forem adotadas medidas como a atualização do currículo com matérias mais atraentes para os jovens, exemplifica o secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Julio Semeghini.

“As TICs precisam de cerca de 400 mil novos trabalhadores. Esses números nos desafiam: ajudem-nos a formar esses profissionais, de maneira mais próxima da necessidade, para não precisar de tanto tempo reciclando. É um problema grande e excelente. Qual país tem tantas oportunidades de emprego?”, indaga o secretário-executivo do MCTIC.

À Newsletter da Telebrasil, Julio Semeghini reforça que o ecossistema de TICs precisa agir para incentivar o jovem a ficar na sala de aula e se formar. “Antes do meio do curso, mais da metade dos alunos abandona. E um terço vai para o mercado, sendo que parte ainda precisa ser capacitada para começar a trabalhar. Cabe ao currículo ser estimulante.” Assista à entrevista com Julio Semeghini.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo