Juscelino Filho toma posse como ministro das Comunicações

Novo ministro afirmou que tem entre os principais compromissos a ampliação do acesso dos brasileiros à internet. Juscelino Filho também disse que atuará para expandir o acesso ao 5G

Brasília, 04/01/23 – O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, tomou posse na última segunda-feira (2). Na cerimônia, o novo ministro afirmou que tem, entre seus compromissos, a ampliação do acesso dos brasileiros à internet, além da expansão da tecnologia 5G no Brasil.

Juscelino Filho também falou sobre desburocratizar processos e otimizar o uso de recursos no âmbito setorial, em linha com as propostas encaminhadas pelo setor de telecomunicações ao novo governo.

“A inclusão digital com equidade e qualidade, a universalidade, a democratização e a popularização do acesso à informação via internet, a melhoria da educação e da qualidade do ensino via conectividade das escolas são tópicos de máxima prioridade”, afirmou o ministro.

O documento “Carta aos presidenciáveis para um Brasil + Digital” foi entregue às equipes dos então candidatos à Presidência e, também, foi discutido e apresentado à equipe de transição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Entre as propostas, o setor de telecomunicações defendeu a criação de um programa para conectar famílias de baixa renda à internet. Chamado de “Internet Cidadã”, ele seria uma espécie de subsídio dado diretamente para auxiliar o acesso da população de baixa renda à internet e, também, a dispositivos como smartphones e tablets.

Para promover um ambiente mais competitivo, o setor de telecom defende ainda a necessidade de simplificação regulatória; o incentivo à autorregulação do setor; redução dos custos associados ao aluguel de postes e espaços para instalação de infraestruturas de telecom; e a adoção de regras semelhantes para serviços assemelhados, como os oferecidos pelas OTTs.

O presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, acompanhou a posse do novo ministro e reforçou que o setor está aberto ao diálogo e pronto para contribuir para um Brasil cada vez mais conectado. “Estamos com diálogo aberto com a nova equipe e esperamos poder contribuir para ampliar a conectividade dos brasileiros. Aumentar a conectividade é um ponto muito importante para reduzir as desigualdades sociais e impulsionar o crescimento econômico”, disse.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo