Marcos Pontes quer trabalhar com a iniciativa privada para acelerar a adoção de TICs

Marcos Pontes, ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, nomeia seus executivos. Fazem parte do time Júlio Semeghini, como secretário-executivo, Vitor Menezes, como secretário de Telecomunicações, Paulo Alvim, como secretário de Inovação e Maximiliano Martinhão, como assessor especial.

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, definiu seu time para cuidar das áreas de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Fazem parte da equipe o secretário-executivo Júlio Semeghini e o novo secretário de Telecomunicações Vítor Menezes, que veio da Anatel. Também foi chamado para integrar a equipe, o ex-secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do MCTIC, Maximiliano Martinhão, nomeado como assessor especial.

Martinhão atuou como secretário de telecomunicações do MCTIC durante o governo Dilma Rousseff. No governo Temer, foi para a Secretaria de Inovação para cuidar de temas como a indústria 4.0. Também é coordenador e conselheiro do Comitê Gestor da Internet – CGI.br. Com a permanência de Martinhão, o quadro do MCTIC ficou definido assim: o novo secretário de Inovação, Paulo Cézar Rezende de Carvalho Alvim, e o secretário-executivo, Júlio Semeghini, ficam à frente das questões de TI, entre elas, a reestruturação da Lei de Informática – antes na extinta Secretaria de Políticas Digitais – a partir da decisão da Organização Mundial do Comércio.

A Secretaria de Telecomunicações ficará sob a gestão de Vitor Menezes, que veio da Anatel, onde já tratou de temas como o 5G. Caberá a ele tratar de questões como Internet das Coisas, entre elas a definição da política nacional que está sendo aguardada pelo mercado e não foi assinada pelo ex-presidente Michel Temer como se esperava. Também caberá à equipe de Vitor Menezes cuidar de temas como políticas de 5G, regulação e tributação.

Marcus Vinícius Paolucci, ex-Anatel, foi nomeado para a direção do departamento de Radiodifusão Educativa, Comunitária e de Fiscalização da Secretaria de Radiodifusão do ministério. Elifas Gurgel, ex-presidente da Anatel, ficará responsável pela secretaria de Radiodifusão e Osmar Assis do Nascimento Filho assumiu o cargo de chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MCTIC.

MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações
CGI.br – Comitê Gestor da Internet no Brasil

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo