Número de reclamações de usuários de telecom cai 29% em novembro

Foram 47.079 reclamações a menos que as registradas em novembro do ano passado. Nos últimos cinco anos, as reclamações registradas na Anatel caíram pela metade

Brasília, 21/12/22 – O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações segue em queda e caiu 29% em novembro deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mês de novembro de 2022 foram registradas 115.116 queixas de usuários de serviços de telecom, 47.079 a menos que as registradas em novembro do ano anterior.

O maior número de queixas está relacionado à cobrança, que responde por 32% do total. Mas foram as queixas relacionadas a esse item que registraram a maior queda em novembro, uma redução de 38%. Nos últimos dois anos, as reclamações por cobrança caíram para menos da metade, passando de 82.054 em novembro de 2020 para 36.414 em novembro deste ano.

“Essa queda ocorreu em um cenário de ampliação do uso dos serviços de telecomunicações, principalmente em decorrência da pandemia da Covid-19. Os dados mostram que as ações de autorregulação de telecom vêm surtindo efeito”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

A simplificação do processo de cobrança faz parte das medidas de autorregulação do setor de telecomunicações. O normativo de cobrança trata da simplificação e transparência das ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como, por exemplo, a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.

Quedas em todos os serviços

Os dados mostram redução das reclamações em todos os serviços, com destaque para a queda de 28,4% nas reclamações relacionadas à telefonia e banda larga móvel, que é o serviço que responde pelo maior número de acessos do setor. O número de queixas desses usuários diminuiu de 86.623 para 62.064.

As reclamações relacionadas à banda larga fixa caíram 22,3%, de 38.707 para 30.091 e as relacionadas à TV por assinatura reduziram 20,4% em relação a novembro de 2021.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

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