Painel Telebrasil Talks: Conectividade permitiu ao setor de Varejo sobreviver e prosperar em meio à pandemia

Políticas públicas e iniciativa privada devem continuar investindo em infraestrutura e formação de profissionais para impulsionar a transformação digital e o desenvolvimento econômico. Debate fez parte do Painel Telebrasil Talks: Finanças e Varejo

Brasília, 06/05/22 – O Brasil tem hoje o sétimo governo mais digital do mundo e ocupa o primeiro lugar entre todos os países do continente americano, à frente dos Estados Unidos e do Canadá. A inovação tecnológica e a conectividade permitiram que 68 milhões de brasileiros já sejam assistidos por meio dos cerca de 3 mil serviços digitais disponibilizados atualmente pelo Estado. As informações foram apresentadas durante o debate A Transformação Digital impulsionando o Varejo, dentro do Painel Telebrasil Talks: Finanças e Varejo, ocorrido na terça-feira (3), em Brasília.

De acordo com a secretária especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, Daniella Marques, um dos múltiplos impactos econômicos da transformação digital vivenciada nos últimos anos foi o surgimento do varejo empreendedor. “O ‘retailtech’, como é chamado, é um dos principais setores no polo de inovação e investimentos no Brasil. Ele vem gerando um círculo virtuoso de geração de emprego e renda, incentivo à criação de startups, e potencial de crescimento para MEIs, pequenas e médias empresas”.

A secretária de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nathalia Lobo, enfatizou que a ampliação da conectividade no País, proporcionada principalmente pelos termos do leilão do 5G, terá impactos econômicos significativos. “A crescente inclusão digital vai gerar novas demandas para os varejistas, principalmente os que contam com comércio eletrônico. Se, por um lado, o 5G vai proporcionar maior automatização e eficiência à gestão de armazéns e estoques, por outro, também permitirá atender com mais rapidez e personalização a um cliente cada vez mais exigente.”

Para o VP de TI e Transformação da Rede Pague Menos de farmácias, Joaquim Garcia, a infraestrutura de conectividade existente no País foi o elemento fundamental que permitiu às empresas desenvolverem rapidamente novos sistemas e canais de relacionamento com os consumidores durante o período crítico da pandemia do Coronavírus. “A conectividade nos trouxe a capilaridade necessária para podermos oferecer serviços essenciais durante esse período, atendendo o cliente de forma omnicanal, em todo o território brasileiro.”

O Diretor da Câmara Brasileira da Economia Digital, Gerson Rolim, ressaltou o papel da conectividade na transformação digital protagonizada por diversos setores a partir do início da pandemia. Segundo ele, em 2020 houve um crescimento recorde de 41% nas vendas das empresas de comércio eletrônico. Em 2021, o aumento foi de 22%, o que lhes permitiu alcançar o patamar R$ 161 bilhões de faturamento – representando cerca de 15% do volume total registrado pelo comércio como um todo.

“A inovação tecnológica que vem acontecendo no varejo online é um dos maiores exemplos da quarta revolução industrial que estamos vivenciando. O desenvolvimento de marketplaces e plataformas com ferramentas como chatbots, processamento de linguagem natural e inteligência artificial (IA) permitem a realização de negócios de maneira mais desburocratizada e objetiva, contribuindo de forma ímpar para o incentivo ao empreendedorismo. Trata-se de avanços que ajudam principalmente as pequenas empresas a vender seus produtos e serviços”, afirmou

Para o Diretor de Vendas, Indústria e Comércio da Oi Soluções, Luis Ramos, a conectividade é uma infraestrutura catalisadora de desenvolvimento e um dos pilares da transformação digital. “A inovação tecnológica vem permitindo a aplicação de ferramentas como big data, analytics e IoT que proporcionam um entendimento cada vez mais completo e detalhado do comportamento do consumidor, fundamental para o setor de varejo.”  

Gargalo

Os participantes do encontro coincidiram que, além da necessidade de mais investimento em infraestrutura para suportar o 5G e a ampliação da conectividade, existe também uma demanda urgente por capacitação e formação de profissionais que possam sustentar o ritmo do desenvolvimento tecnológico exigido pela nova economia.  Se a carência de programadores já pode ser sentida no País, o “gap” de mão de obra especializada pode se acentuar. Estimativas indicam que será necessário formar cerca de 400 mil profissionais especialistas em tecnologia nos próximos 3 anos.

O Painel Telebrasil Talks: Finanças e Varejo abriu a programação do Painel Telebrasil 2022 e marcou a retomada dos encontros presenciais da entidade. O encontro ocorreu em Brasília para cerca de 150 convidados e discutiu os impactos da conectividade nos setores financeiro e de varejo. O evento principal, o Painel Telebrasil Summit, será nos dias 28 e 29 de junho, mas até o fim do ano estão programados outros dois encontros setoriais: no dia 20 de setembro sobre Indústria e Agronegócio e em 8 de novembro sobre Saúde e Energia.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Sair da versão mobile