Painel Telebrasil 2022: Brasil não pode perder a revolução digital, diz Paulo Guedes

Ao participar da abertura do Painel Telebrasil 2022, o Ministro da Economia sustentou que as telecomunicações são essenciais para o aumento da competitividade necessária para o Brasil receber a avalanche de investimentos que virão nos próximos anos. Prometeu zerar o IPI para reindustrializar o País.

Brasília, 28/06/22 – O Brasil vai receber uma avalanche de investimentos nos próximos anos e já tem R$ 860 bilhões contratados em diversos setores como portos, ferrovias e aeroportos, e as telecomunicações têm um papel essencial na construção desse futuro. ” O Brasil não pode perder a revolução digital, e o 5G vai trazer mudanças”, afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, ao participar da abertura do Painel Telebrasil 2022, nesta terça-feira, 28/06, em Brasília. O evento irá até amanhã, 29.

O ministro da Economia fez questão de dizer que o Brasil terá papel central na reconstrução da economia mundial. “Nós somos o país que vai dar segurança energética para a Europa e segurança alimentar para o mundo. Nós somos um país amigo e próximo do ponto de vista geográfico”, afirmou Guedes.

Na sua palestra, Guedes garantiu que o próximo passo relevante da economia será conduzir a reindustrialização do país. E uma das medidas tomadas será zerar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “Nós já baixamos em 35%, e queremos zerar. Temos de tirar o imposto para facilitar a produção. Podemos atrair a produção de semicondutores”, reforçou.

Guedes lembrou ainda que o setor de telecomunicações é um dos mais tributados do país porque “aqui a regra é tributar o que é fácil e em telecom são 40%.” Segundo o ministro, a alta tributação destrói equipamento produtivo. Disse ainda que reduzir o imposto corporativo é meta de longo prazo do governo.

“No mundo, a média está em 23,5% [do PIB – Produto Interno Bruto]. No Brasil está, em média, 34%, mas alguns setores como o de telecomunicações têm fundos como o Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) como penduricalhos”, relata. Ao final da sua apresentação, Paulo Guedes pediu aos executivos do setor que não desanimem e que mantenham seus investimentos – mais de R$ 35 bilhões ao ano – porque o Brasil precisa da tecnologia para ganhar mais competitividade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo