Porto Alegre lança licenciamento instantâneo para antenas e se preparada para o 5G

O presidente executivo da Conexis lembrou que a população da cidade será a principal beneficiada com a medida. 5G vai exigir de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G.

Brasília, 18/10/21 – O presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, afirmou nesta segunda-feira (18) que a cidade de Porto Alegre está preparada para a chegada do 5G e destacou a importância da emissão instantânea de licenças para a instalação de antenas de telecomunicações.

“O grande avanço é oferecer para a população o que é mais fundamental e a pandemia mostrou a importância da conectividade para a vida das pessoas. Essa forma automatizada é um grande passo para Porto Alegre, mas mais importante que isso, é um grande salto para a população”, afirmou Ferrari durante lançamento da nova forma de licenciamento de antenas na cidade.

A capital gaúcha é a primeira cidade do país a oferecer a Licença na Hora para instalação ou renovação de Estações Rádio Base (ERBs). Com a mudança, a solicitação é feita pelo portal de licenciamento, e um sistema automatizado analisa a documentação e expede a autorização na hora. Antes, apesar da entrada e saída do pedido serem digitais, havia uma análise humana.

O leilão do 5G está marcado para o dia 4 de novembro. A nova tecnologia vai revolucionar a vida das pessoas e as telecomunicações com mais velocidade e novas aplicações, mas, para isso, será preciso a instalação de mais infraestruturas. A previsão é que o 5G precise de cinco a dez vezes mais antenas que o 4G.

Durante o lançamento do novo sistema, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, disse que o poder público precisa ser facilitador para a iniciativa privada e que a tecnologia é essencial. “As empresas e os governos que não tiverem a tecnologia na palma da mão não entregam”.

Germano Bremm, secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, afirmou que o novo licenciamento mostra a tecnologia trabalhando para o setor público e que o futuro da cidade está nessa facilidade de acesso às telecomunicações.

Segundo o secretário, os profissionais mais qualificados vão procurar as cidades que derem condições para que eles fiquem conectados ao mundo todo. “Os mais qualificados vão procurar as cidades que conseguirem ver isso”, disse.

A desburocratização do processo de licenciamento das ERBs, fundamental para que o sinal de internet chegue a todos os cidadãos, começou em 2018, com a criação da chamada Lei das Antenas. Com isso, o prazo de tramitação da licença reduziu de dois anos para apenas um dia, acabando com a demanda represada e permitindo a expansão da estrutura de antenas. Desde 2019, foram emitidas 272 licenças na Capital.

Agora, a autorização é automática: o responsável técnico faz a solicitação pelo portal, apresenta os documentos e assina o termo de responsabilidade. O sistema analisa e expede a licença.

Porto Alegre conquistou em 2019, 2020 e 2021 o primeiro lugar, entre as capitais brasileiras, no ranking Cidades Amigas da Internet, divulgado pela Conexis.Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo