Presidente-executivo da Conexis apresenta prioridades setoriais durante encontro em Brasília

Ministro das Comunicações e presidente da Anatel também participaram do Seminário de Políticas de Telecomunicações

Brasília, 15/01/23 – As prioridades setoriais de telecom para o ano de 2023 foram a pauta do Seminário Políticas de Telecomunicações realizado nesta quarta-feira (15), pelo site Teletime, em Brasília. Durante o primeiro painel do encontro, o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, falou sobre a importância da redução da carga tributária do setor para o crescimento econômico do país.

Ferrari citou que ao fazer uma relação entre carga tributária e renda per capita, a Conexis verificou que países com carga tributária baixa têm renda per capita maior. “Infelizmente estamos no segundo grupo, no qual temos uma alta carga tributária e uma baixa renda per capita. Ou nós discutimos a carga tributária de telecom, ou vamos cair na armadilha em que o resultado é menor desenvolvimento e menor renda”, afirmou.

O presidente-executivo da entidade também falou sobre a importância da criação de uma política industrial que incentive o uso do 5G, permitindo assim um salto de produtividade na economia brasileira.

Ferrari abordou, durante a sua fala, os pontos que precisam ser enfrentados para melhorar o ambiente de negócios no país, como o compartilhamento de postes e legislações municipais que restringem a instalação de infraestruturas de telecomunicações.

Esses desafios do setor de telecomunicações também estiveram presentes nas apresentações do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e do presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri.

Sobre o compartilhamento de postes, Baigorri destacou a necessidade de abordar a assimetria de preços cobrados e, também, a ocupação desordenada dessas infraestruturas.

Já o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, tratou de pontos que, segundo ele, serão prioridades na agenda do governo, entre eles, a reformulação da Lei do Acesso Condicionado (SeAC), visando “desregulamentar” o setor para resolver as assimetrias com o mercado digital, e o fim da concessão do serviço de telefonia fixa.     

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo