Revolução do 5G não existirá sem investimentos dos setores produtivos

Em artigo publicado no site do TecMundo, o presidente executivo da Conexis fala sobre a importância de investimentos dos outros setores para o avanço do 5G

Brasília, 21/11/22 – O 5G começou a ser ligado no Brasil e a população agora espera ansiosa pelas aplicações inovadoras que a nova tecnologia pode propiciar. O entusiasmo se justifica, pois de fato existe a possibilidade real de serem criadas soluções que antes só pareciam possíveis em filmes de ficção.

Importante nesse momento, contudo, é fazer um alinhamento honesto das expectativas. As operadoras de telecomunicações – responsáveis pela implantação da infraestrutura –  já disponibilizaram o sinal de quinta geração nas capitais, mas esse é apenas o primeiro passo de uma longa estrada tecnológica.

Para as próximas etapas, outros atores precisarão entrar em cena: as empresas que compõem os demais setores produtivos, incluindo a esfera pública.

Qual a importância da esfera produtiva e pública para o 5G?

Um exemplo que sempre permeia o imaginário popular remete aos carros autônomos. Para que veículos transitem sem motorista pelas ruas e rodovias será preciso fazer uso de uma rede com baixa latência e extremamente estável, sem interrupções na transmissão de dados. Uma vez que a localidade conte com uma densidade robusta de antenas, essa parte do desafio estará solucionada.

No entanto, não é preciso muita reflexão para entender que a indústria automotiva exerce nesse caso um papel igualmente fundamental. Pode-se imaginar o tamanho do investimento necessário em pesquisas, testes, softwares e demais componentes para a produção de um carro com tanta complexidade.

E não para por aí. Para que um veículo autônomo transite em segurança, é necessário que ruas e rodovias estejam aptas para receber esse tipo de tráfego, responsabilidade que recai sobre concessionárias e poder público.

Essa mesma cadeia pode ser replicada nas mais variadas atividades econômicas. Empresas do agro deverão se debruçar no desenvolvimento de drones e chips para o monitoramento remoto de rebanhos e lavouras. O setor de saúde precisará investir para capacitar tecnologicamente hospitais e profissionais para fazer cirurgias remotas. Esse último tema será abordado com profundidade no Painel Telebrasil Talks, no dia 08 de novembro.

Interessante notar que não se trata exatamente de um processo novo. Pelo contrário! Quando o 4G foi implementando pouco se sabia sobre o seu verdadeiro potencial.

As empresas dos mais variados segmentos foram responsáveis por criar aplicativos em smartphones sem os quais não se consegue mais imaginar o mundo.

Como será o processo de inserção do 5G no Brasil?

Aos poucos vão-se criando necessidades, e o roteiro do 4G certamente se repetirá com o 5G. As melhores soluções se tornarão parte indispensável da vida das pessoas e é possível prever uma disputa acirrada entre os postulantes ao pódio em seus respectivos setores de atuação.

Possivelmente os vencedores estarão entre os que entenderem mais rapidamente quais necessidades poderão resolver diante das inúmeras possibilidades oferecidas pela nova tecnologia.

O 5G já chegou ao Brasil, mas a verdadeira revolução passa necessariamente pelo apetite das empresas em fazerem investimentos para encontrar os novos caminhos que moldarão o futuro. O consumidor está ávido por usufruir de todo o potencial das próximas inovações tecnológicas e quer muito mais do que maior velocidade de download em seu smartphone.

Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo