Santo André adota licenciamento 100% online atenta ao 5G

Prefeito da cidade, Paulo Serra, adiantou que todas as liberações daqui para a frente serão feitas por meio de plataforma digital para acelerar os prazos e reduzir ainda mais a burocracia. Santo André foi a campeã do ranking de Serviços Inteligentes.

Ao receber nesta terça, 25/8, a premiação como a primeira colocada no ranking das Cidades Inteligentes, promovido pelo Sinditelebrasil, o prefeito de Santo André-SP, Paulo Serra, destacou o caminho percorrido que mudou profundamente a realidade local.  “Saímos da 80ª posição e estamos, agora, na primeira no ranking de Cidades Inteligentes e na segunda de Cidades Amigas da Internet. Essa evolução mostra como planejamento, dedicação e empenho dão resultado”, ressaltou.

Serra contou que foram criados dois desafios: o primeiro voltado à criação de ferramentas de gestão e aplicativos, com o apoio das startups para oferecer mais serviços ao cidadão. E o segundo foi o de atuar para garantir a conectividade, considerado o pilar da estratégia de transformação digital. “Não adianta ter ferramentas se a cidade não se fala. Integramos todos os órgãos públicos; vamos fazer um grande centro de operações integradas e vamos chegar a 3 mil câmeras instaladas até o início do ano que vem. Cada escola será um ponto de WiFi”, adiantou Paulo Serra.

O rápido avanço de Santo André no ranking também foi obtido com a revisão legal. “Trabalhamos a questão da Lei das Antenas, com uma novidade que acabamos de liberar: para que sejam instaladas antenas, o alvará sai totalmente por uma plataforma digital da cidade. As antenas, que capacitam a cidade rumo ao 5G, está totalmente disponível nessa plataforma, que é um atrativo para as empresas investirem”, antecipou.

A cidade de Santo André, no ABC paulista,  foi a campeã da edição 2020 do ranking dos Serviços Inteligentes por ofertar 20 dos 26 serviços pesquisados para a elaboração do estudo, que tem como objetivo identificar os 100 maiores municípios brasileiros com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão voltado à mobilidade urbana, ao e-Gov, educação/saúde e meio ambiente.

Santo André também se destacou no Ranking das Cidades Amigas da Internet, como a cidade que mais posições subiu em relação à edição passada, saindo da 98ª posição para a 16ª. Esse salto é resultado da atualização de sua legislação municipal para incentivar a implantação de infraestrutura de telecomunicações, feita em 2019.

O Ranking das Cidades Amigas da Internet destaca entre os 100 maiores municípios brasileiros aqueles que oferecem um ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações (antenas e fibra óptica). Já o Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes tem como objetivo identificar os municípios brasileiros com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão. Para ter acesso completo aos dados, acesse: www.agenciatelebrasil.org.br/fiqueantenado

A instalação dessa infraestrutura é imprescindível para a conectividade e economia digital cuja essencialidade fará parte também dos debates do Painel Telebrasil 2020, que ocorre nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições gratuitas para o Painel e a programação estão disponíveis no site http://paineltelebrasil.org.br/

Assistam a participação do prefeito de Santo André, Paulo Serra, no evento de premiação da quinta edição dos rankings das Cidades Amigas da Internet e Serviços Inteligentes.

5

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo