Telecom solucionou 89,3% das reclamações na Consumidor.gov e registrou queda no número de queixas em 2021

Reclamações relacionadas às empresas de telecom tiveram queda de 4,9% em 2021. Índice de solução do setor foi o maior entre os 10 principais setores inscritos na plataforma.

Brasília, 17/03/22 – Em 2021 o setor de telecomunicações registrou um índice de soluções de 89,3% na plataforma Consumidor.gov. Foi o maior índice registrado entre os 10 principais setores participantes da plataforma e ficou acima da média de 78,4%, segundo dados da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O índice de soluções de bancos, financeiras e administradoras de cartão foi de 79,3%, 77,7% para comércio eletrônico, 76,3% para transporte aéreo e 74,9% para empresas de pagamento eletrônico.

Segundo informação divulgada pela Senacon, o setor de telecomunicações registrou queda de 4,9% no número de reclamações registradas na Consumidor.gov. Entre os 10 setores mais reclamados, só telecom e comércio eletrônico apresentaram redução.

Em 2020, as empresas de telecomunicações responderam por 26,6% das queixas registradas na plataforma. O índice caiu para 21,1% em 2021.

“O trabalho feito pelas empresas para melhorar a relação com o consumidor, com investimentos na prestação do serviço, mas também nos canais de atendimento, tem surtido efeito e o resultado é a queda nas reclamações em todas as plataformas. Além da redução nas queixas registradas na Consumidor.gov, as reclamações de usuários de telecom registradas na Anatel caíram quase 25% no ano passado”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

Essas quedas também refletem ações das empresas dentro do Sistema de Autorregulação das Telecomunicações (SART), que tem trabalhado em normativos para melhorar a relação com o consumidor.

Além da plataforma Não Me Perturbe, que permite ao consumidor bloquear ligações de telemarketing de empresas de telecomunicações e de crédito consignado, o SART tem atuado em outras áreas, como a de oferta e atendimento.

Na área de oferta, por exemplo, o SART tem o compromisso de melhorar, simplificar e deixar mais transparente as ofertas feitas pelas empresas, o que reduz dúvidas sobre o que é cobrado do consumidor. O setor também implantou a automação de processos relacionados ao faturamento, como a emissão de segunda via e envio de comprovante de pagamento.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo