Painel Telebrasil 2022: “Telecomunicações vão fazer a diferença no crescimento do Brasil nos próximos anos”, diz ministro das Comunicações

Ao completar dois anos à frente do Ministério das Comunicações, Fábio Faria comemora o fato de o país ter se tornado um exemplo para o mundo ao fazer o primeiro leilão 5G não arrecadatório.

Brasília, 28/06/22 – O setor de telecomunicações vai fazer a diferença no crescimento do Brasil nos próximos anos e será relevante para a economia brasileira, com a chegada do 5G e as mudanças que virão com a tecnologia. A avaliação foi feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, durante abertura do Painel Telebrasil SUMMIT 2022. “Teremos condições efetivas para levar conexão aos 40 milhões que ainda não têm”, pontuou Fábio Faria.

Completando dois anos à frente do ministério das Comunicações, o ministro exaltou que o Brasil virou exemplo mundial ao ter realizado o primeiro leilão de 5G não arrecadatório. O ministro também destacou o fato de que o setor de telecomunicações, depois de 23 anos, poderá usar recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para as suas demandas. Fábio Faria lembrou ainda as aprovações das Lei Geral de Antenas e da Liberdade Econômica, essenciais para viabilizar a infraestrutura em todo o país.

“Ressalto ainda a conquista de ter inserido telecomunicações como serviço essencial para a redução do ICMS. O setor de telecomunicações tem uma grande carga tributária, e a redução do ICMS é um alento.  Obtivemos várias vitórias para o setor, que vão se refletir em ações diretas para a sociedade brasileira”, completou.

Durante dois dias o Painel Telebrasil SUMMIT reunirá os presidentes das maiores operadoras de telecomunicações e de empresas de inovação e tecnologia para discutir o futuro da conectividade no país.

Na pauta do encontro estão os desafios do 5G, web 3.0 e os novos negócios digitais. Além de cinco painéis principais e de apresentações individuais de grandes lideranças empresariais, o Painel Telebrasil também terá 12 workshops.

O evento ocorre presencialmente em Brasília, mas também está sendo transmitido de forma online para os inscritos. Toda a programação pode ser acessada no site paineltelebrasil.org.br.

Sair da versão mobile