4G em 700 MHz fica disponível em todas as capitais do País

Um ano antes do prazo previsto, o 4G em 700 MHz – que permite uma transmissão até três vezes maior do que a atual do sinal móvel – está liberado em todas as capitais. No primeiro semestre, o 4G, nas faixas de 1,8 GHz, 2,5 GHz ou 700 MHz, estava ativado em 4.071 municípios brasileiros, onde mora 94% da população.

Desde o começo de agosto, o uso da faixa de 700 MHz está liberado pela Anatel em todas as capitais do País. Esta faixa de frequência, que era utilizada pelos canais de TV, agora permite a transmissão de banda larga móvel, com maior velocidade, chegando a uma taxa até três vezes maior do que a atual.

A nova faixa também viabiliza uma recepção melhor do sinal celular nos ambientes indoor, ou seja, dentro de casa, do escritório, de shopping centers, entre outros.

O GIRED já autorizou até agora o início da mitigação preventiva em 3.858 cidades, sendo que, dessas, 1.854 já finalizaram o processo e, portanto, já estão aptas a utilizar o licenciamento, o que beneficia mais de 60% da população brasileira.

No final do primeiro semestre, de acordo com o balanço da Telebrasil, as redes 4G – nas faixas de 2,5 GHz, 1,8 GHz e 700 MHz – estavam operando em 4.071 municípios brasileiros, onde mora 94% da população.

Durante o primeiro semestre do ano, 248 novos municípios receberam as redes de quarta geração. No período de 12 meses, de julho de 2017 a junho de 2018, 1.417 novas cidades foram conectadas com 4G, o que corresponde a um crescimento de 53%.

A atual cobertura das redes de quarta geração é quase quatro vezes superior à obrigação estabelecida nos leilões das licenças de serviços móveis, de 1.079 municípios. No total, o Brasil já conta com 207 milhões de acessos à internet pela rede móvel.

Considerados os acessos fixos e móveis, os dados de junho mostram um total de 237,6 milhões de acessos no País. Destes, 30,3 milhões são em banda larga fixa, segmento que cresceu 9,5% em 12 meses, com 2,6 milhões de novos acessos.

Anatel: Agência Nacional de Telecomunicações
GIRED: Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV, presidido por um Conselheiro Diretor da Anatel e com representantes do MCTIC, das empresas de telecomunicações que adquiriram a subfaixa na licitação e dos radiodifusores
Telebrasil: Associação Brasileira de Telecomunicações

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo