Presidente-executivo da Conexis participa de Seminário sobre 5G promovido pela Editora Globo
Evento organizado no Rio de Janeiro contou com autoridades e representantes de empresas de telecomunicações
Brasília, 27/05/24 – O presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, defendeu a importância do 5G para o desenvolvimento da indústria nacional durante o seminário “Os Avanços e Desafios do 5G”, promovido pela Editora Globo, nesta segunda-feira (27), no Rio de Janeiro. “O 5G é uma a grande oportunidade para a indústria dar um grande salto de produtividade”, disse. O painel de abertura contou também com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e do gerente de Monitoramento e Controle de Projetos da Diretoria de Tecnologia e Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Rodrigo Pastl.
Com mediação do jornalista Ascanio Selene, o evento incluiu a apresentação de cases de empresas de telecomunicações, inclusive associadas da Conexis. Também participaram Atilio Rulli, vice-presidente de Relações Públicas da Huawei na América Latina e Caribe, Hermano Tercius, Secretário de Telecomunicações e Vinicius Caram, superintendente de Outorga e Recursos à Prestação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que discutiram sobre o papel e os desafios das redes privativas para a indústria.
No evento, Ferrari destacou a importância dos investimentos já realizados pelas associadas para o desenvolvimento do 5G, e complementou: “Já conseguimos avançar bastante no acesso à população, mas se pensarmos na oportunidade de reforma tributária, equidade regulatória e participação nos investimentos, conseguimos expandir ainda mais a infraestrutura de telecomunicação no país, atendendo a um número maior de pessoas e empresas, e acredito que esse seja o objetivo de todos”. O grande ganho, do ponto de vista de produtividade, afirmou, significa maior renda per capita e maior bem-estar social e econômico.
O ministro Juscelino Filho destacou a relevância do 5G nos diversos segmentos econômicos e sociais. Na indústria, abre portas para novas oportunidades, oferecendo conectividade de alta velocidade e baixa latência; na agroindústria, permite ganhos na produtividade, com redução de desperdício na irrigação e precisão no plantio e na colheita; e para a sociedade, possibilita melhor atendimento em saúde e educação.
A indústria 4.0 pode se beneficiar da expansão da rede, segundo Rodrigo Pastl, da CNI, com uma série de mudanças, possíveis a partir do gerenciamento de volume gigantesco de dados. Por exemplo, a manutenção preventiva para identificar possíveis falhas e reduzir interrupções e uma maior conexão entre máquinas e equipamentos. “Estamos vendo como adensar as cadeias, para que não seja só aplicação, mas desenvolvimento interno, no Brasil”, disse.
Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.