Fundador da Skeelo fala do poder transformador da leitura na educação e o papel do setor de telecom
Com cinco anos de operação, aplicativo chega em 2024 com 2 milhões de usuários únicos por mês, e desde janeiro, mais de 222 milhões de minutos consumidos em leitura ou áudio
Brasília, 06/11/23 – Rodrigo Meinberg, CEO e fundador da Skeelo, uma das principais plataformas de leitura digital do mundo, aproveitou o Painel Telebrasil para falar sobre educação, conectividade e o poder da leitura. Rodrigo detalhou uma pesquisa da Câmara Brasileira do Livro sobre o retrato do leitor e mostrou que, em 2023, somente 16% da população acima de 18 anos comprou ao menos um livro durante o ano, e 74% declararam ter a intenção de comprar pelo menos mais um livro nos próximos três meses.
Segundo ele, o público leitor é formado, principalmente, por mulheres, das classes C e D, predominantemente no Sudeste e no Nordeste, que consomem para seu desenvolvimento pessoal e para lazer. Ele lembrou, por exemplo, a alta adesão à compra de livros através de catálogos de produtos de beleza. “A combinação de conteúdo demandado pelas consumidoras com a disponibilidade de mais de 1 milhão e 800 mil representantes resultou em edições de livros com cerca de 30 milhões de cópias vendidas”, disse.
O grande desafio, contudo, está na digitalização do setor, conforme mostrou. “Somente 15% dos leitores compram livros em suas versões apenas digitais, e 50% deles leem pelo celular”, explicou. Rodrigo reforçou que há uma grande oportunidade para transformar o setor editorial, especialmente com a parceria entre uma plataforma como a Skeelo e operadoras de telecomunicações, já que 75% das linhas móveis e fixas oferecem o benefício de um livro digital por mês aos assinantes, de forma definitiva. “O estigma do acesso ao livro – caro, sem distribuição – pode ser mudado com os livros digitais e audiobooks – formato que cresce cerca de 25% ao ano”, afirmou.
Rodrigo destacou a participação da Skeelo na mais recente Bienal Internacional do Livro em São Paulo para mostrar que há espaço para crescer, e que há muitos leitores ávidos por informação e entretenimento. A feira reuniu mais de 700 mil visitantes em 10 dias, com público majoritariamente jovem, abaixo de 24 anos, e em seu stand, a Skeelo recebeu sessões de autógrafos que duraram, em média, 4 horas. “É preciso estimular o hábito e o consumo de leitura, inclusive com preços acessíveis, e assim, melhorar indicadores importantes de IDH e taxas de alfabetização. Nossa parceria com as operadoras tem como objetivo mudar a educação no Brasil”, comentou.
O executivo lembrou que a Skeelo tem 5 anos de operação, e chega a 2024 com 2 milhões de usuários únicos por mês, e desde janeiro, mais de 222 milhões de minutos consumidos em leitura ou áudio em seu aplicativo. “É preciso fazer mais, e por isso, contamos com o setor de telecom, maior distribuidor de leitura no Brasil, para aumentar o conhecimento dos assinantes para este benefício”, concluiu.