Agilidade no licenciamento de antenas é essencial para chegada do 5G, afirma diretor da Conexis

José Bicalho participou de audiência pública sobre o 5G na Câmara dos Deputados. O diretor de Regulação reformou que o 5G exigirá de 5 a 10 vezes mais antenas.

Brasília, 17/11/21 – O diretor de Regulação e Autorregulação da Conexis Brasil Digital, José Bicalho, destacou nesta quarta-feira (17) durante audiência pública da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados a importância da agilidade de licenciamento de antenas para a chegada do 5G.

Durante a audiência, Bicalho lembrou que a nova tecnologia vai exigir de 5 a 10 vezes mais antenas e que é preciso um licenciamento mais ágil, já que hoje o processo de licenciamento chega a demorar 5 anos.

“Tudo mencionado sobre cobertura e atendimento dos compromissos do 5G dependem basicamente de muitas antenas. Você tem hoje uma quantidade de antenas para atender o 3G e o 4G e será necessário de 5 a 10 vezes mais antenas. E para a instalação dessas antenas e necessário uma agilidade muito grande para que licenciem o mais rápido possível essas estações novas, essas antenas novas, que vão existir no 5G”, disse.

Além de modernizar as leis municipais de antenas para permitir uma simplificação do licenciamento, o setor de telecom defende a aprovação do projeto de lei 8518/2012 que permite o silencio positivo para a instalação de infraestruturas de telecomunicações em áreas urbanas.

Essa agilidade é essencial para a nova tecnologia móvel. Dados apresentados por Bicalho durante a audiência pública mostram que o 5G deve avançar com mais velocidade que as tecnológicas anteriores. Enquanto o 3G demorou 9 anos para chegar a 500 milhões de usuários e o 4G demorou 6 anos, o 5G deve levar apenas 3 anos.

Tributação

Além de medidas que facilitam a instalação de antenas, o setor de telecomunicações também defende que é fundamental uma reforma tributária ampla para que a conectividade possa avançar ainda mais no País.

Hoje, o Brasil tem uma das maiores cargas tributárias do mundo no setor de telecomunicação. Em alguns estados, a tributação chega a cerca de 60%.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo