Anatel e EAF anunciam conclusão de liberação da faixa de 3,5 GHz para o 5G

Liberação da faixa é a primeira etapa necessária para a chegada do 5G. Operadoras já instalaram a nova tecnologia em mais de 700 cidades, atendendo além das metas fixadas pela Anatel no edital do 5G

Brasília, 26/11/24 – A Anatel e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciaram nesta terça-feira (26) a conclusão da liberação da faixa de 3,5 GHz em todas as cidades brasileiras. Essa limpeza é o primeiro passo necessário para a chegada do 5G. A expansão do 5G têm um cronograma estabelecido pela Anatel no edital do leilão e vai até 2029. As operadoras têm cumprido e mesmo antecipado as metas previstas no leilão.

“Isso mostra o compromisso das empresas com a expansão do 5G e da conectividade. Além de ter atendido 100% das metas previstas para 2024, as empresas já cumpriram mais de 70% das metas fixadas para 2025. Apesar do edital prever para 2024 apenas a instalação do 5G nas capitais, hoje mais de 700 cidades já contam com tecnologia”, afirmou o presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

Conselheiro da Anatel, Vinicius Caram afirmou que a limpeza da faixa foi concluída com 14 meses de antecedência e destacou a importância de trabalhar para que o 5G chegue a cada vez mais brasileiros. “Temos hoje mais de 35 milhões de usuários de 5G. Não tem como falar em desenvolvimento econômico sem a base das telecomunicações. A gente não pode falar em logística, portos, aeroportos e saúde sem a tecnologia que promova isso, e o 5G veio catalisar isso para todo o Brasil”, disse.

Para Leandro Guerra, presidente da EAF, a antecipação foi possível graças aos esforços e alinhamentos entre todos os stakeholders: representantes do Ministério das Comunicações, da Anatel, das operadoras vencedoras do leilão, da radiodifusão e dos satelitais. “Este avanço é motivo de orgulho para todos os envolvidos, dado o impacto positivo já observado na expansão do 5G standalone, no atendimento das necessidades de famílias de menor renda e, por consequência, no impacto significativo da conectividade resultante das políticas públicas de telecomunicações”, afirmou Guerra

O presidente-executivo da Conexis destacou ainda a importância de atualização das leis de antenas pelos municípios. A adequação das legislações, em acordo com a Lei Geral de Antenas, é essencial para facilitar a instalação das infraestruturas necessárias para a expansão da conectividade.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as principais empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo