Blockchain é ferramenta para cortar a burocracia

Para o deputado federal Otavio Leite (PSDB/RJ), antes de regular o tema, o Congresso deve aprender mais sobre as aplicações possíveis.

O blockchain é uma tecnologia muito comentada, mas precisa ser mais bem compreendida antes de o Congresso Nacional decidir por algum tipo de regulamentação. Foi o que defendeu o deputado federal Otavio Leite (PSDB/RJ), durante o seminário “Blockchain: seu uso na gestão pública, na governança digital, no desenvolvimento econômico, como nova economia digital, suas aplicações, vantagens e riscos”.

“É um tema atual, complexo, difícil, mas muito importante. Temos que encontrar na própria sociedade elementos que nos permitam tomar iniciativa no campo do ordenamento jurídico, sempre com a ideia de descomplicar, de facilitar iniciativas que possam trazer à sociedade ganhos reais”, disse o deputado.

O blockchain, que traduzido literalmente significa correntes, surgiu em 2008, e funciona como uma espécie de ‘livro contábil’ que registra vários tipos de transações e cujos registros ficam espalhados por vários computadores. Esses ‘livros’ estão armazenados em ‘bibliotecas’, também distribuídas pelo mundo. Dessa forma, apagar uma informação armazenada é uma árdua tarefa.

O seminário foi promovido pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados, em São Paulo.

Para o deputado, o blockchain tem potencial para eliminar entraves burocráticos. Assistam à entrevista com o deputado federal Otávio Leite, do PSDB/RJ.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo