Brasília atualiza a legislação e sobe 88 posições no Ranking das Cidades Amigas da Internet

Capital federal melhora classificação ao adotar lei de antenas e é destaque em 2021

A adoção de uma nova lei que regulamenta a instalação de antenas no Distrito Federal, sancionada em julho do ano passado, credenciou Brasília a melhorar de forma expressiva sua colocação no Ranking das Cidades Amigas da Internet, organizado pela Conexis Brasil Digital e pela Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel). Com um salto de 88 posições em relação a 2020, a capital federal ocupa agora o 12o lugar na classificação geral e foi premiada como a cidade que mais avançou no ranking.

Ao lado de Brasília, outras localidades que também avançaram muitas posições na classificação geral foram Londrina (11a colocada), no Paraná, e Suzano (8a colocada), no estado de São Paulo. Para a boa pontuação computada para ambas, pesou o fato de terem conseguido promover atualizações nas respectivas legislações, com consequente aceleração dos processos de implantação de infraestrutura de telecomunicações e expansão da conectividade. Outros destaques do ranking, são Uberlândia, em primeiro lugar, e Porto Alegre, primeira colocada entre as capitais.

O Ranking das Cidades Amigas da Internet chega à sua sexta edição em 2021, mantendo o objetivo identificar, entre os 100 maiores municípios brasileiros, aqueles que mais estimulam a oferta de serviços de telecomunicações, por meio da elaboração de políticas e ações públicas que favoreçam a instalação de infraestrutura necessária à expansão destes mesmos serviços. Ao longo dos últimos anos, este trabalho tem permitido que os municípios verifiquem o seu status e identifiquem pontos para aprimoramento. Ou seja, os destaques podem ser salientados por boa ou por má performance! Para a classificação são avaliadas as restrições, burocracia, prazo e onerosidade para a implantação de Estações Radio Base (ERBs) e redes (subterrâneas ou aéreas).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo