CEO da Huawei enfatiza a transformação das atividades econômicas

Sun Baocheng apresentou no Painel Telebrasil 2021 novas aplicações e soluções da tecnologia 5G para maximizar o valor das redes sem fio

Em seu keynote “Maximizando o valor das redes para uma década de ouro de 5G”, o CEO da Huawei, Sun Baocheng, comentou que a empresa – presente no Brasil desde 1998 – espera ser um importante parceiro da digitalização do País. Até agora, mais de 140 redes comerciais 5G e 1 milhão de sites 5G já foram implantados globalmente.

“O 5G está se tornando o principal motor do crescimento econômico mundial”, afirmou Baocheng. “Essa tecnologia está permitindo o desenvolvimento de serviços totalmente inovadores, como pacotes de uplink para transmissão ao vivo e pacotes de latência para jogos móveis, que poderão trazer mais de 20% de crescimento nas taxas de serviço das redes”, afirmou Baocheng.

O executivo prevê que o mercado da indústria se tornará um novo ponto de crescimento para a receita das operadoras. Na China, as indústrias de mineração já estão se beneficiando de soluções baseadas em 5G que reduzem significativamente o tempo de exposição dos trabalhadores no ambiente subterrâneo, melhorando a eficiência e a segurança da operação.

No Brasil, a companhia vem desenvolvendo aplicações práticas de soluções 5G para os setores de logística e agricultura, em parceria com cerca de 20 universidades de diferentes estados. Em Sorocaba, a Huawei construiu o primeiro armazém 5G da América Latina, que inclui sistemas de RFID inteligente e robôs AGV, onde se constatou um aumento da ordem de 25% na eficiência de gestão do galpão.

Em novembro do ano passado, a companhia lançou, em parceria com o governo de Goiás, o primeiro aplicativo 5G com inteligência artificial para utilização na agricultura, na cidade de Rio Verde. A solução consiste na utilização de drones para aprimorar a eficiência da patrulha de campo, reduzindo-a de uma semana para um dia. Além disso, permite a pulverização precisa de herbicidas – também por drones – que permitem a redução do custo de químicos em 90%. “A próxima década é a década do 5G, e precisamos construir, junto com nossos parceiros, redes de alta qualidade – tanto para usuários individuais quanto para a indústria”, finalizou Baocheng.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo