Europa aplica 1 bilhão de euros para desenvolver 5G até 2021

Maior parte dos recursos será aplicada em desenvolvimento de aplicações para melhorar a experiência do cidadão, revela o representante da Comissão Europeia, Philipe Lefebvre. Especialistas advertem: 5G precisa de frequência e de infraestrutura, leia-se, antenas para fornecer serviços melhores.

O 5G exige muita frequência e muita infraestrutura, leia-se, a instalação de antenas e essa parte técnica está sendo debatida em todo o mundo. A Europa sai na frente no desenvolvimento da nova tecnologia. Ao participar da 6ª edição do Global 5G Event, realizado pela Telebrasil, no Rio de Janeiro, o representante da Comissão Europeia, Philipe Lefebvre, revelou que será aplicado 1 bilhão de euros para o desenvolvimento do 5G na Europa até 2021. A maior parte dos recursos irá para aplicações.

“Precisamos cuidar das aplicações para termos melhores serviços para o cidadão. Esse será o grande diferencial do 5G. Mas para ter mais serviços, temos de ter mais infraestrutura”, observou Lefebvre. Ao exigir mais infraestrutura e frequências, o 5G determina também mais agilidade das agências reguladoras. O chefe do departamento de Engenharia e Tecnologia da FCC, a Anatel dos EUA, Julius Knapp, afirmou que a agência norte-americana está liberando o máximo possível de espectro aos interessados. Também está simplificando o quanto possível para a instalação de infraestrutura necessária para a viabilizar a oferta comercial do 5G o quanto antes.

Mais avançada, a China quer agora construir mais serviços em 5G, revelou o diretor geral do departamento de informação e comunicações do MIT da China, Ku Wen. Ele revelou que o país realizou uma licitação para a apresentação de projetos 5G. Segundo o especialista, quase 200 empresas participaram e foram recebidos mais de 400 projetos que estão em análise para implementação. “Serviços são o diferencial que vamos oferecer com o 5G”, afirmou.

Na China, acrescentou Ku Wen, existem 3,4 milhões de estações rádio base para atender o 4G, que soma 1,1 bilhão de assinantes. “O 4G está presente em todos os lugares da China. o 5G soma 7,8 milhões de assinantes, o que representa 38% dos usuários do serviço móvel. Temos muito para crescer e estamos fazendo de tudo para isso acontecer rápido. A plataforma aberta é a nossa proposta para o mundo”, completou o especialista.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo