Conexis lança newsletter mensal com informações do setor de telecom e conectividade

O presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, faz nesta entrevista um panorama do setor para 2021 e dá as boas-vindas aos leitores à primeira edição da Conexis News.

CN – Qual deve ser o foco do setor telecom e das políticas públicas em 2021?

MF – A Conexis acredita que em 2021 o foco deve ser a conectividade e a ampliação do acesso à internet para a população. O setor de telecomunicações está comprometido com esse objetivo e por isso defendemos uma agenda que priorize a digitalização do país nas políticas públicas. Tivemos um importante papel no ano passado, durante a pandemia da Covid 19 e acreditamos que telecom continua sendo a saída para o enfrentamento da crise, que perdura em 2021, e para a retomada da economia.

CN – Quais são os principais pontos desta agenda?

MF – Entre os principais pontos desta agenda, está uma reforma tributária justa, que alivie o peso dos tributos para o brasileiro e permita um maior uso da conectividade. Hoje, o Brasil é campeão mundial de tributos na banda larga e arrecada por ano R$ 65 bilhões em impostos e taxas. Quase metade da conta é tributo (47% em média) e isso é um peso muito grande no bolso do cidadão. Entendemos ser importante também a destinação correta dos recursos dos fundos setoriais, promovendo maior expansão dos serviços e inclusão da população mais vulnerável. Desde 2000, já foram recolhidos R$114 bilhões para os fundos e menos de 10% foram utilizados. Outro ponto essencial é a atualização das leis municipais de antenas e de infraestrutura de telecomunicações, necessária para ampliar a conectividade e para a implantação do 5G, que vai demandar 5 vezes mais antenas que o 4G. Atualmente, 300 leis municipais dificultam essa expansão e mais de 4 mil pedidos de novas antenas aguardam licenciamento pelas prefeituras.

CN – O 5G promete ser o carro chefe da inovação do setor. Qual a expectativa do setor para a implantação dessa tecnologia no País?

MF – A implantação do 5G no Brasil será um marco para as telecomunicações e para toda a economia digital, uma vez que a tecnologia vai trazer infinitas possibilidades, melhorando o dia a dia da população, ampliando o acesso a serviços inteligentes e impactando significativamente o desenvolvimento socioeconômico do País. Vamos ter uma velocidade muito maior do que o 4G, mas teremos uma explosão no que chamamos de internet das coisas, em que todos os equipamentos estarão conectados, permitindo uma revolução na economia, desde a lavoura conectada, cirurgias a distância, controle de rebanhos, automação das fábricas, carros conectados e serviços de cidades inteligentes.

É fundamental que as soluções para o leilão do 5G sejam dadas pelo viés técnico e econômico, considerando tanto os requisitos de segurança associados às soluções quanto todos os aspectos de custos relativos à implantação da tecnologia e sua conexão com a infraestrutura já existente nas redes das operadoras.

CN – Este é o primeiro número da Conexis News. Qual é o objetivo com esse novo canal de comunicação?

MF – A Conexis News vem se somar a outros canais de comunicação da nossa entidade, como o site (www.conexis.org.br), a Agência Conexis e os nossos perfis nas redes sociais. A Conexis News tem o objetivo de trazer informações, notícias e dados do setor de telecom e conectividade e ampliar nossa interlocução com administradores públicos, legisladores, reguladores e sociedade civil, além de contribuir para o desenvolvimento do País, da economia digital e facilitar, com nossos serviços, o dia a dia dos brasileiros. Desejamos a todos uma boa leitura!

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo