Conif e ConTic avançam na parceria para ampliação e formação de profissionais especializados

Proposta é aproximar estudantes e professores das empresas de TICs e formar profissionais para atender as demandas do mercado. Parceria prevê curso gratuito durante o Painel Telebrasil e webinar com áreas de recursos humanos das companhias

Brasília, 28/05/21 – O acordo entre o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) para a capacitação de mão de obra na área de tecnologia da informação e comunicação (TIC) está avançando. As duas entidades assinaram um protocolo de intenções no final do ano passado e realizarão eventos relacionados à parceria em meados de junho e em setembro.

A proposta é aproximar os estudantes e professores da Rede Federal das empresas de telecomunicações e tecnologia, ao formar profissionais mais alinhados com as demandas do mundo do trabalho. Uma das ações já planejadas será um webinar durante o Painel Telebrasil, que ocorrerá nos dias 14, 21 e 28 de setembro, quando serão debatidas as principais tendências do mercado de trabalho do setor.

O Painel Telebrasil é principal evento de telecomunicações do país e é fórum de debates sobre as oportunidades e os desafios que as tecnologias trazem para o Brasil. O encontro, que será realizado durante um dos dias do evento, colocará no mesmo espaço virtual professores, estudantes e profissionais da área de recrutamento das empresas.

Também durante o Painel Telebrasil, o Conif e a ConTIC oferecerão um curso sobre setor de tecnologia da informação e comunicação, focado em 5G, IoT, redes de fibra e segurança cibernética. O curso será totalmente gratuito e terá emissão de certificado para os participantes.

Além de promover capacitação, consta também como ação estratégica do acordo o lançamento de edital produtivo, com objetivo de fomentar a inovação no meio acadêmico, tendo como desafios os eixos temáticos que serão debatidos no Painel Telebrasil, e criar uma célula de desenvolvimento de soluções técnicas para os novos desafios que se despontam, introduzindo assim a semente a construção de linhas de pesquisas voltadas para o desenvolvimento do setor.

Vivien Suruagy, presidente da ConTIC, destaca a importância dessa parceria para quem está se preparando para entrar no mercado de trabalho e para as empresas que irão receber esses profissionais. “Há uma necessidade de mão de obra qualificada no setor de tecnologia da informação e comunicação e a evolução tecnológica intensificará ainda mais a busca por profissionais capacitados para atuar num setor dinâmico e com muitas oportunidades. ”

“Aproximar os cursos de formação da demanda real das empresas é muito importante para o a transformação digital pelo quais as empresas estão passando e que deve ser intensificado nos próximos anos. A chegada do 5G e o avanço da Internet das Coisas demandará profissionais mais capacitados e com uma nova visão de mercado, não apenas no setor de TICs mas em todos os setores da economia”, afirmou o presidente-executivo da ConTIC, Marcos Ferrari.

“A inovação e a pesquisa são temas estruturantes na Rede Federal. Essa aproximação com o setor produtivo e as suas demandas faz com que nossas instituições produzam mais pesquisa de ponta e formem, cada dia mais, profissionais altamente qualificados. Com o desenvolvimento de ações conjuntas com a ConTic, iremos explorar novas possibilidades e fomentaremos o desenvolvimento dos nossos estudantes, docentes, bem como das comunidades e arranjos produtivos locais”, explica Sônia Regina, presidente do Conif. 

A ConTIC reúne as principais empresas brasileiras nas áreas de serviços de telecomunicações, internet, construção de infraestrutura de redes de telecomunicações e informática. E o Conif é um conselho de proposição e promoção de políticas de formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação, que atua na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.

Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo