Dificuldades para implantar infraestrutura travam 5G no País

“O 5G vai precisar de mais antenas e a maior parte delas alimentada por fibras ópticas. Isso significa cavar chão para implantar rede”, diz o diretor de banda larga do MCTIC, Artur Coimbra.Governo retoma força-tarefa para destravar instalação de antenas

O Brasil ainda sofre com gargalos que já afetaram o desenvolvimento do 3G e do 4G e que serão ainda mais evidenciados na busca pelo 5G. Em particular, a grande dificuldade de uso de infraestrutura passiva, notadamente nos centros urbanos do País, como o licenciamento para a instalação de antenas.

“Uma das poucas certezas que já existem sobre o 5G é que ele vai precisar de mais antenas e a maior parte delas alimentada por fibras ópticas. Isso significa cavar chão para implantar rede. E sem resolver o acesso a isso, o 5G não acontece”, afirmou à Newsletter da Telebrasil o diretor de Banda Larga do MCTIC, Artur Coimbra.

O executivo participou do 5G Global Event, organizado pela Telebrasil, nos dias 28 e 29 de novembro, no Rio de Janeiro. O diretor de Banda Larga do MCTIC lembrou que o 5G vai exigir uma participação maior das autoridades. “Não se pode mais impor tantas dificuldades à implantação de infraestrutura.” Assistam à entrevista.

MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo