Febratel, Senacon e cinco Procons fazem parceria para ampliar acesso ao Consumidor.gov.br

Serão doados computadores, com acesso à Internet, para unidades de atendimento dos Procons no Distrito Federal e nos estados de Sergipe, Pará, Rondônia e Rio Grande do Sul. A plataforma online permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos.

A Federação Brasileira de Telecomunicações (Febratel) assinou nesta sexta-feira, 31/07, com representantes de cinco Procons os termos de doação de computadores para serem instalados nas unidades de atendimento dos Procons no Distrito Federal e nos estados de Sergipe, Pará, Rondônia e Rio Grande do Sul.
A medida faz parte de uma parceria firmada entre a Febratel e a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, com o objetivo de ampliar o acesso da população ao Consumidor.gov.br, que é uma plataforma online que permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo.

Os computadores serão instalados na entrada dos Procons indicados pela Senacon e estarão conectados à internet. O consumidor que procurar as unidades de atendimento dos Procons desses estados poderá fazer previamente um contato direto com a empresa pela plataforma Consumidor.gov.br para buscar resolver o problema. “O setor de telecomunicações tem um papel atuante no Consumidor.gov.br e detém o maior índice de resolução de demandas apresentadas pelos consumidores, de 90,6%, acima da média de 81%”, pontuou o presidente executivo da Febratel, Marcos Ferrari.

Da cerimônia online de assinatura participaram o secretário da Senacon, Luciano Timm, a superintendente de Relações com os Consumidores da Anatel, Elisa Leonel, o Gerente de Normas da Febraban, Evandro Zuliani, o Diretor do Procon/DF, Marcelo de Souza do Nascimento, o Diretor do Procon/PA, Nadilson Cardoso das Neves, o Diretor do Procon/RO, Ihgor Jean Rego, a Diretora do Procon/RS, Cristiane Marconato e a Diretora do Procon/SE, Tereza Raquel Fontes Martins.

Luciano Timm, da Senacon, parabenizou a iniciativa da Febratel e destacou a importância “do diálogo e da harmonização das relações de consumo.” Para o Diretor do Procon/DF, Marcelo de Souza do Nascimento, “a plataforma é sensacional e faz a aproximação do consumidor com o fornecedor com resolução rápida.” Nadilson Cardoso das Neves, Diretor do Procon/PA, disse que a plataforma tem uma grande aceitação pelos consumidores do seu estado e elogiou o projeto que gera “fortalecimento das políticas públicas voltadas para o consumidor.”

Para o Diretor do Procon/RO, Ihgor Jean Rego, “essas novas tecnologias facilitam o atendimento à população e abrem novas possibilidades de resolução das demandas, principalmente nesse momento de pandemia.” Cristiane Marconato, Diretora do Procon/RS, destacou que “essa oportunidade de ensinar o consumidor a operar a ferramenta será uma mudança de cultura, buscando soluções alternativas para a resolução dos conflitos.”

Já a Diretora do Procon/SE, Tereza Raquel, ressaltou a importância desse canal virtual e que “o índice de consumidores que utilizam a plataforma deve subir muito.” Já a Anatel, representada pela Superintendente de Relações com os Consumidores, Elisa Leonel, disse que o setor de telecomunicações já amadureceu muito na relação com seus consumidores e “tem alta resolubilidade na plataforma consumidor.gov.br assim como nas demandas que chegam na Anatel.”

A Febratel integra o Comitê Gestor do Consumidor.gov.br e faz parte de outras iniciativas como o Projeto Judicial Eletrônico, que integrado à plataforma do Consumidor.gov.br, permite ao cliente tentar uma negociação online, sem que isso atrase ou interfira no andamento do processo judicial.

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