GSMA fez piloto no Brasil para uso social do Big Data

Prova de conceito aconteceu na cidade de São Paulo, em parceria com a Telefónica, revelou a SDG Accelerator do GSMA, Jeanine Vos, que foi Keynote do painel O Big Data e os benefícios para a sociedade’.

Jeanine Vos, responsável pelo SDG Accelerator do GSMA, keynote do Painel O Big data e os benefícios para a sociedade, apresentou iniciativas em andamento que envolvem a participação das prestadoras móveis em programas públicos. Na Índia, por exemplo, a Airtel é parceira dos órgãos de saúde no combate à tuberculose. O país registra anualmente 2,8 milhões de casos novos. Com o big data, a prestadora de serviço consegue mapear as áreas de incidência da doença e antecipar novos focos.

No Japão, as prestadoras se uniram para endereçar alertas e instruções para a população em caso de terremoto. Estão nesse projeto a NTT DoCoMo, Soft Bank e KDDI. “Há um trabalho muito próximo dessas empresas e das agências e órgão governamentais”, observou Jeanine. No Brasil, a GSMA conduziu um piloto com a Telefônica na cidade de São Paulo. A iniciativa permitiu prever, com antecedência, níveis de poluição de 24 a 48 horas, possibilitando às autoridades locais em São Paulo a tomarem medidas preventivas, caso as emissões de dióxido de nitrogênio (NO2) comprometam a saúde humana. Assistam a apresentação da executiva da GSMA, Jeanine Vos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo