Huawei: a conexão de tudo é o desafio que se impõe na era digital

VP global Carrier Business da Huawei, Zhou Jianjun, ao participar do Painel Telebrasil, diz que é necessário a ‘energização’ dos negócios de TICs, baseada em um tripé de agilidade, criação de valor e ganho de eficiência.

Governo, sociedade e indústria devem trabalhar juntos para criar um ambiente de tecnologias da informação e comunicação que promova mudanças nos ecossistemas e culminem em soluções de negócios que transformem o Brasil, destacou Zhou Jianjun, VP global Carrier Business da Huawei, durante apresentação no Painel Telebrasil 2018.

Entre os pilares para fomentar este novo ambiente e um futuro melhor, Zhou Jianjun citou a importância de fazer com que o digital esteja ao acesso de todas as pessoas, presente nos domicílios e nas organizações para que se tenha uma conexão completa e um mundo inteligente. Falando do Brasil especificamente, o executivo avaliou como bom os serviços digitais ofertados, mas ressaltou que ainda é preciso melhorar o ecossistema.

“O PIB per capita do Brasil e da China são similares, mas, quando se olha o porcentual de TIC no PIB, o da China é mais de duas vezes o do Brasil”, disse, citando os números de 5,7% para o Brasil contra 13,5% para a China e 7% a média global. “Ainda há muito espaço para ocupar, e a ‘energização’ dos negócios de TICs está baseada no tripé de agilidade, criação de valor e ganho de eficiência.” De acordo com ele, o ganho exponencial não vem da conexão dos não-conectados, mas da conexão de tudo: vidas, cidades e indústrias inteligentes.

Jianjun também salientou que a eficiência decorre de ações de políticas públicas, de infraestrutura e de rede. “Precisamos que todos os stakeholders estejam envolvidos, com políticas públicas colaborativas, alianças para infraestrutura e melhoria da rede”, destacou, acrescentando que os players deveriam se unir para construírem juntos o novo ecossistema, na parte de sites, de fibra e de serviços digitais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo