Internet das Coisas ganha novo contexto com o 5G

Webinar do Painel Telebrasil discute as aplicações de IoT no país e trouxe temas como tecnologia, investimentos e políticas públicas

A Internet das Coisas vai proporcionar um mundo completamente conectado, que será impulsionada pelo 5G. Essa foi a temática central do webinar “IoT: Cenário atual e perspectivas”, realizado no último dia do Painel Telebrasil 2021, e que contou com a presença de representantes do governo e do setor privado.

Para Milene Pereira, gerente de Relações Governamentais da Qualcomm, existe a perspectiva de um mundo completamente conectado no futuro, com integrações a todo momento e em todos os lugares. Os casos de uso, no entanto, se encontram hoje ainda em estágios diferentes de desenvolvimento. “Com o 5G poderemos desenvolver dispositivos com menor complexidade, com redução no consumo de energia, maior eficiência de rede e otimização da cobertura”, afirmou.

Em seguida, Daniel Laper, diretor de Novos Negócios da American Tower do Brasil, esclareceu que um grande habilitador do 5G será o compartilhamento de infraestrutura, devido à eficiência e racionalização dos investimentos. “Há uma complementariedade muito grande entre as tecnologias e isso é um fator que potencializa o IoT”, disse.

Já Paulo Gouvea, head de Soluções Corporativas da TIM, chamou atenção para os desafios da transformação digital e sobretudo da inclusão social. “Nas áreas rurais, onde moram 11 milhões de pessoas, apenas aproximadamente 10% possuem conectividade. O 4G já vem cumprindo essa função. Contudo, o 5G irá permitir o uso massivo do IoT e da ultra banda larga”, completou.

O debate prosseguiu com Helena Emediato, coordenadora geral de Transformação digital da MCTI, que comentou sobre a gestão das Câmaras de IoT no Ministério de Ciência e Tecnologia. Ela explicou que houve muita evolução desde que começaram as discussões do plano de Internet das Coisas. “Estamos definindo planos de ação para cada uma das cinco Câmaras, que tem como pano de fundo a estratégia brasileira de transformação digital. Temos hoje um olhar que une a tecnologia e a formação das pessoas”, esclareceu.

Por fim, Ricardo Rivera, chefe de Departamento das Indústrias Intensivas em Tecnologia e Conectividade do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), elucidou a atuação do Banco no processo de transformação digital. “São três pilares que se reforçam mutuamente: a universalização do acesso, a modernização da infraestrutura e o ecossistema de inovação”, concluiu.

O debate teve como moderador Charles da Costa, assessor regulatório da Conexis Brasil Digital, que iniciou a sessão considerando que o mercado de Internet das Coisas ganha um novo contexto com o advento do 5G.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo