Mais três capitais passaram a ter sinal do 5G nesta segunda

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O sinal do 5G chegou às cidades de Natal, Fortaleza e Recife. Agora são 15 capitais brasileiras que já contam com a nova tecnologia.

Brasília, 06/09/22 – Mais três capitais brasileiras passaram a contar com o 5G standalone na última segunda-feira (5). Natal (RN), Fortaleza (CE) e Recife (PE) se juntaram a Brasília (DF), João Pessoa (PB), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Salvador (BA), Curitiba (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Florianópolis (SC), Palmas (TO) e Vitória (ES) e agora já são 15 as capitais que contam com a nova tecnologia.  

A chegada do 5G a essas capitais atende ao edital de leilão, que prevê, para essa primeira fase, a instalação de 1 antena para cada 100 mil habitantes. Essa proporção vai aumentando ao longo dos anos até chegar a 1 antena para cada 10 mil habitantes em 2025.

Até o dia 27 de novembro, as prestadoras deverão ter no mínimo 63 antenas de 5G ativadas em Recife, 33 em Natal e 102 em Fortaleza.

No entanto, as prestadoras que venceram o leilão do 5G têm instalado mais antenas que o exigido em edital, ampliando a cobertura do 5G, apesar da dificuldade enfrentada em algumas capitais para a instalação de antenas e outros equipamentos necessários para a implantação do 5G.

Muitas das capitais ainda têm leis de antenas desatualizadas e em desacordo com a Lei Geral de Antenas, o que dificulta a expansão da conectividade e pode atrasar o avanço do 5G.

“A instalação de mais antenas que o exigido no edital mostra o compromisso das empresas com os consumidores. Mas para acelerarmos o ritmo de implementação da nova tecnologia, é preciso que as cidades tenham leis que favoreçam a instalação de uma maior quantidade de antenas”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.

Sobre a Conexis A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo