Nokia quer ser orquestrador do 5G brasileiro e defende estratégia Open RAN

Para o CEO da fabricante, Luiz Tonisi, o modelo de negócios do 5G será o B2B2C. Executivo prevê ainda que o impacto da nova tecnologia na economia será de US$ 1,2 trilhão até 2035.

O CEO da Nokia do Brasil, Luiz Tonisi, reafirmou, ao participar do Painel Telebrasil 2020, nesta terça-feira, 29/09, que a fabricante quer se tornar o principal orquestrador para o 5G, atendendo a todo o ecossistema – operadoras, provedores de internet e verticais de mercado. Tonisi lembrou que a Nokia tem 35% dos acessos via banda larga, 45% do tráfego IP e mais de 12 mil estações radiobase prontas para o 5G.  Também demarcou o alinhamento da companhia ao movimento Open RAN.

“Queremos uma rede que seja para todos. Somos o primeiro provedor global a fazer parte do Open RAN Policy e da coalizão Open RAN Alliance. Tudo o que estivermos produzindo a partir do próximo ano já será Open RAN ready, o que vai permitir ter uma rede dedicada e manter o nível de segurança”, afirmou Tonisi. “Nós acreditamos no Open RAN como sendo provavelmente uma plataforma de desenvolvimento do 5G brasileiro”, acrescentou.

Para o executivo, o modelo de negócios para o 5G será o B2B2C. “Imagine a oportunidade de se digitalizar o Brasil e os segmentos. Nós já temos experiência, hoje, sobre saltos de produtividade. Nunca veremos um salto de produtividade tão grande quanto o que será obtido com o advento do 5G”, enfatizou. “Já temos casos com a Vivo e a Vale aumentando a produtividade dos caminhões autônomos em Carajás/PA. No agro, em parceria com a TIM, estamos cobrindo 5,5 milhões de hectares. E anunciamos há duas semanas o Open Lab para Indústria 4.0”, enumerou Tonisi.

Na economia, o impacto será de US$ 1,2 trilhão até 2035, com um incremento de um ponto percentual ao ano no PIB. O 5G, assegurou o CEO da Nokia, vai reinventar a mídia digital, saindo do mundo 2D para o 3D. Segundo ele, com experiência aprimorada de educação, atendimento remoto de saúde, games de baixa latência e serviços diferenciados proporcionados pelo networking slicing, “a forma de interagirmos com o mundo será diferente, assim como a forma de o mundo interagir conosco.”

Acompanhe o Painel Telebrasil 2020 no site www.paineltelebrasil.org.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo