Painel discute papel da transformação digital para avanço da indústria

Integração com o ecossistema de inovação e parcerias com startups foram os temas centrais do Talk sobre Indústria 4.0

Brasília, 23/09/22 – Sob mediação da chefe da assessoria da presidência da Conexis, Mariana Abreu, o primeiro talk do Painel Telebrasil Talks – Indústria e Agronegócio abordou a indústria 4.0 com a chegada do 5G. Entre os convidados estava Cristiano Lopes Moreira, gerente de produtos da Embratel, Gustavo Moura, Digital Transformation Program Manager da Nestlé, Marcela Carvalho, assessora especial da presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e Murilo Barbosa, VP de negócios da Ericsson.

Em sua fala, Murilo Barbosa reforçou que o 5G pode ser o motor para aumentar a participação da indústria no PIB. “Se o objetivo de fato é elevar a participação da indústria 4.0 no PIB brasileiro eu acho que o 5G pode ser o motor inicial dessa transformação”, disse. Barbosa abordou ainda os novos modelos de negócios que irão ser criados por conta da nova tecnologia, peça fundamental em aceleração da transformação digital da indústria, e destacou a necessidade de pioneirismo nessa área: “Quem começar a investir na transformação digital hoje, certamente em dois anos já começará a colher os frutos”, concluiu.

Já Cristiano Moreira, gerente de produtos da Embratel, destacou que a internet de 5ª geração busca trazer o mundo da tecnologia da informação para o mundo da tecnologia da automação. Ele falou ainda sobre os potenciais ilimitados que as parcerias têm em revolucionar a maneira que a indústria funciona nos dias de hoje e como as operadoras de telecomunicações podem criar soluções inovadoras para demandas industriais.

Marcela Carvalho, da ABDI, afirmou que as startups devem ser vistas como provedoras de soluções para o equilíbrio de retorno financeiro e garantir a democratização do 5G para a indústria nacional. Corroborando com essa visão, Gustavo Moura, da Nestlé, expos o caso de transformação digital da fábrica da Nestlé em Caçapava (SP) e falou sobre a importância da indústria estar integrada no ecossistema de inovação como um todo. O executivo também falou em termos práticos como foi a parceria da Nestlé com startups e universidades para realizar pesquisas e desenvolver soluções inovadoras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo