Painel Telebrasil 2022: Sustentabilidade e inovação são temas de debate no primeiro dia do encontro

A conectividade nas escolas foi o ponto central do debate do terceiro painel de discussões. Painel reforçou a importância da inclusão digital para o desenvolvimento do país. 

Brasília, 28/06/22 Encerrando o primeiro dia do Painel Telebrasil SUMMIT 2022, os participantes discutiram sustentabilidade, responsabilidade, governança e inovação.

O debate, mediado pela jornalista Martha Beck, repórter da Bloomberg, destacou a importância das medidas ESG (governança ambiental, social e corporativa) para um futuro mais promissor. Cristieni Castilhos, CEO da MegaEdu, falou sobre os desafios e das barreiras da conectividade no país, em especial na área da educação.  

A executiva explicou que não é possível falar sobre conexão nas escolas sem levar em consideração a conectividade no entorno de onde a instituição de ensino está. Segundo ela, além de prover internet nas escolas, é necessário que essa conexão seja adequada e funcional para o ensino.

Marise De Luca, do Grupo Mulheres do Brasil, destacou que a conectividade é um direito universal incluído na declaração dos direitos humanos. Ela também citou dados do estudo Abismo Digital no Brasil, que mostra que menos de 1/3 da população pode ser considerada plenamente conectada e que, neste recorte, estão incluídas pessoas brancas de classes A e B.

Por fim, falou sobre a dificuldade enfrentada por alunos de escola pública em direção ao letramento digital. Segundo ela, isso afeta a criação de mão-de-obra e também a formação de consumidores, uma vez que o consumo, atualmente, está muito atrelado à conexão.

O conselheiro da Anatel Vicente Aquino falou sobre o desejo de universalizar a conectividade no país e não poupou elogios ao abordar os termos do leilão e edital do 5G. Em primeira mão, Aquino mencionou sobre o projeto embrionário da agência em antecipar os compromissos do edital por meio de políticas de incentivo: “O leilão foi um sucesso absoluto, agora precisamos abrir outra página igualmente importante. É preciso levar a política de incentivo a esse mesmo leilão do 5G para antecipar os compromissos do edital”.

Mário Girasole, vice-presidente de assuntos institucionais e regulatórios da TIM Brasil, foi perguntado sobre o quão importante é a agenda ESG para a empresa. O executivo destacou que o grande desafio é o equilíbrio entre os interesses de mercado e os direitos humanos e ressaltou a necessidade de elevar o diálogo entre as partes, já que empresas privadas precisam observar valores coletivos.

O uso do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) foi um dos pontos tratados no painel. Martha Beck lembrou que historicamente o dinheiro do fundo era usado para “fazer superávit” e questionou sobre as perspectivas de mudança.

Segundo diretor do departamento de investimentos e inovação do Ministério das Comunicações, Pedro Lucas Pereira, há planos para aplicação do fundo ainda em 2022 com o objetivo de estimular a conectividade. Ele finalizou afirmando que um dos pontos chaves do Fust foi escolher um conselho gestor multistakeholder, de forma a criar projetos diversos para os mais variados setores da sociedade.

Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo