Para governo, qualificação em TICs deve começar na escola
A demanda por profissionais advinda da transformação digital precisa ser atendida o quanto antes, ressalta o diretor do departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTIC, José Gontijo.
Diante da demanda crescente por profissionais capacitados, é fundamental que politicas públicas e iniciativas do setor privado caminhem no sentido de organizar a oferta educacional. A opinião é do diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação do MCTIC, José Gontijo.
“Em todo processo de transformação digital, quer seja na estratégia brasileira para transformação digital, quer no Plano Nacional de Internet das Coisas ou nas discussões no âmbito do governo federal, a gente percebe essa demanda por formação de pessoas para o setor de TICs. Isso é fato”, avalia Gontijo.
Para ele, seja na indústria, na saúde, na agricultura, é uma carência geral. “Precisamos capacitar a sociedade para o novo mundo ou vamos ser impedidos de atuar nos bastidores da tecnologia que todos vivem”, insiste. “E não só em nível de graduação, nível profissional, cursos profissionalizantes, mas desde a formação das crianças, que estarão preparadas daqui a 11 anos para entrar no mercado de trabalho”. Assistam à entrevista.
MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação