Parceria entre Conif e ConTIC ajudará a formar profissionais para novo mundo do trabalho

No lançamento da parceria, os participantes lembraram que o 5G trará uma revolução tecnológica com uma infinidade de aplicações que exigirão novas habilidades dos profissionais.

Brasília, 25/06/21 – O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Confederação Nacional da Tecnologia da Informação e Comunicação (ConTIC) lançaram oficialmente nesta quinta-feira (24) uma parceria para aproximar docentes e estudantes do mercado de tecnologia da informação e comunicação (TICs). O objetivo é ajudar a formar mão de obra capacitada e preparada para as transformações do novo mercado de trabalho e para a revolução tecnológica que chegará com o 5G.

No evento de lançamento foram detalhadas as próximas ações da parceria, como o webinar que ocorrerá em setembro dentro da programação do Painel Telebrasil 2021, em que as empresas apresentarão a estudantes e docentes quais as habilidades e competências essenciais para o profissional da área, quais as formações mais contratadas e como se diferenciar nesse novo mundo do trabalho.

Na live de lançamento, o presidente executivo da ConTIC e da Febratel, Marcos Ferrari, falou sobre a revolução tecnológica que chegará com o 5G e destacou a importância da qualificação profissional para atender às aplicações da nova tecnologia.

“O Brasil precisa avançar na qualificação de mão de obra. Essas novas aplicações da tecnologia móvel, a partir do 5G, irão requerer novas habilidades, novas qualificações, para as quais essa relação entre ConTIC e Conif é fundamental. Com essa parceria será possível fazer ajustes justamente nas habilidades necessárias para a economia do futuro”, afirmou.

A presidente da ConTIC e da Feninfra, Vivien Suruagy, destacou os desafios que virão com a chegada do 5G e de novas tecnologias e que só poderão ser superados com educação e capacitação profissional. “Os desafios são enormes e só serão superados se as empresas tiverem profissionais preparados para o novo mundo o trabalho. Vamos ter que acelerar e realmente pensar todo o ambiente escolar e, claro, privilegiando a educação”, disse.

A professora Sônia Regina de Souza, presidente do Conif, lembrou que a parceria vai promover ações de interesses mútuos considerando as rápidas transformações que estão acontecendo no mundo. “Vamos identificar lacunas de profissionais qualificados, desenvolver cursos voltados às novas tecnologias e reiterar a importância das novas tecnologias para estudantes e docentes”.

O poder de transformação social desse novo mercado de trabalho foi destacado na fala do presidente da Fenainfo, Edgar Serrano. “O Brasil tem um patrimônio de jovens para ser lapidado. Ou lapidamos os jovens ou vamos condena-los a profissões medievais como garçons, pedreiros. Precisamos criar profissionais compatíveis com o século 21”.

Parlamentares ligados à área de educação e tecnologia também participaram do lançamento da parceria. “A pandemia acabou, de certa forma, nos dando a oportunidade de saber que mundo podemos construir daqui para frente, mundo que passa essencialmente pela questão da educação e passa essencialmente pela tecnologia”, afirmou o deputado Hugo Leal (PSD-RJ)

A deputada Angela Amin (PP-SC) destacou a evolução do mundo atual e as mudanças na forma de trabalho. “O mundo está em constante evolução, é muito rápido, e a tecnologia é o meio que temos para acompanhar essa rapidez e, para isso, precisamos ser preparados”.

A deputada professora Dorinha Rezende (DEM-TO) destacou a importância de parcerias como a da ConTIC e Conif e afirmou que a Comissão de Educação da Câmara dos Deputado está disponível para ajudar na parceria. “Quero colocar a Comissão de Educação a disposição para participar desse debate que eu acho extremamente importante. Essa iniciativa é muito importante”.

Outras ações da parceria incluem, também durante o Painel Telebrasil 2021, a realização de cursos sobre o setor de tecnologia da informação e comunicação, focados em 5G, IoT, redes de fibra e segurança cibernética. Os cursos serão totalmente gratuitos e terão emissão de certificado para os participantes.

A parceria também prevê para agosto deste ano a publicação do edital Inova TIC para apoiar projetos de extensão tecnológica.

A ConTIC reúne as principais empresas brasileiras nas áreas de serviços de telecomunicações, internet, construção de infraestrutura de redes de telecomunicações e informática. E o Conif é o conselho de proposição e promoção de políticas de formação profissional e tecnológica, pesquisa e inovação, que atua na defesa da educação pública, gratuita e de excelência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo