Presidente-executivo da Conexis discute uso do 5G na indústria automotiva
Presidente-executivo da Conexis discute uso do 5G na indústria automotiva
Marcos Ferrari participou do Summit Indústria Automotiva 2023, evento realizado pelo Estadão
Brasília, 11/08/23 – O presidente-executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari, participou nesta quinta-feira (10) do Summit Indústria Automotiva 2023, evento realizado pelo Estadão, e que discutiu o futuro do setor automotivo. No painel sobre 5G, Ferrari afirmou que a nova tecnologia está avançando rapidamente pelo país, mas que é preciso se criar um ecossistema para que ela ande ainda mais rápido. Ele lembrou que isso também vai depender do empenho de outros setores econômicos, como a indústria automotiva.
Ferrari pontuou que o 5G chegou a 11 milhões de acessos em 1 ano de operação e que o 4G levou mais de dois anos para alcançar a mesma quantidade de acessos, mas que é possível avançar ainda mais se outros setores da economia investirem em aplicações que demandam o 5G. “Quanto mais demanda, mais oferta, mais investimento”, afirmou.
Segundo Ferrari, o 4G foi uma revolução na comunicação entre pessoas, já o 5G vai revolucionar a comunicação entre coisas.
Ele reforçou ainda que o 5G já está ativo comercialmente em 152 cidades atendendo muito além das metas fixadas pela Anatel no leilão. Hoje, o 5G já está presente em todas as capitais, em todas as cidades com mais de 500 mil habitantes e em metade das cidades com mais de 200 mil habitantes, antecipando metas de 2025 e 2026.
Adriano Rosa, diretor executivo da Embratel, afirmou que o 5G trará uma revolução tecnológica e já está acontecendo. “Ele nasce, primeiramente, dentro da indústria. Nós falamos de redes privativas, a construção de redes para a empresa, para que a empresa possa usufruir de ganhos efetivos”, afirmou. Segundo Rosa, o ganho para as empresas é imediato.
Debora Bortolazi, diretora executiva B2B da Vivo, pontuou que o 5G ainda está no início do seu potencial. “Quando a gente fala da indústria automotiva, o melhor exemplo quando se fala de 5G são os carros autonomos”, comenta. Com base nesse exemplo, a diretora aponta algumas alterações necessárias para a implantação dessa tecnologia e serviço. Uma delas é a própria ampliação da exploração da rede 5G. “Esses carros vão ter que conversar um com o outro, conversar com a sinalização das rua”, exemplifica.
Um dos exemplos práticos do 5G em veículos foi apresentado por Marcelo Gallao, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Scania Operações Comerciais Brasil e os caminhões autônomos. De acordo com o diretor, com a ampliação do 5G, a comunicação com uso desta tecnologia vai ser aprimorada. Hoje, os caminhões autônomos que já utilizam essa rede operam em regiões e serviços de risco, como a mineração.
Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.
Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br