Prestadoras investem em ações de melhoria e índice de reclamações cai
O número de reclamações na Anatel, no primeiro semestre, caiu 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado, e o mês de julho confirmou a tendência de queda, com uma redução de 13% em relação ao mesmo mês em 2017.
No primeiro semestre, o número de reclamações na Anatel caiu 15,6% em relação ao mesmo período do ano passado. Em seis meses, a TV por assinatura registrou queda de 20,4% nas reclamações em relação ao mesmo período de 2017; a telefonia móvel, uma redução de 17,5% nas queixas; a telefonia fixa, diminuição de 14,6% nas reclamações e a banda larga fixa registrou decréscimo de 8,7% das queixas.
A tendência de queda manteve-se em julho. No sétimo mês do ano, houve uma queda de 13% nas reclamações registradas na Agência para os principais serviços de telecomunicações (telefonia móvel, telefonia fixa, banda larga fixa e TV por assinatura).
Ao todo, aponta a Anatel, houve uma redução de 36,5 mil queixas em relação a julho de 2017. No período, a telefonia móvel registrou menos 18,4 mil reclamações (-13,8%); a TV por assinatura, menos 8,8 mil (-21,4%); a telefonia fixa, menos 5,4 mil (-8,9%); e a banda larga fixa, menos 3,2 mil (-7,4%).
O setor de telecomunicações tem investido cerca de R$ 28 bilhões ao ano, em todo o País, especialmente em expansão de serviços e melhoria da qualidade. Também tem desenvolvido uma série de ações de melhoria no relacionamento com seus clientes, tanto que, nos últimos anos, telecomunicações foram o setor que registrou o maior índice de solução de problemas apresentados pelos consumidores aos Procons.
Anatel: Agência Nacional de Telecomunicações
Procon: Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor