Vídeo reforça papel das antenas no funcionamento de serviços de celular e internet móvel

Brasília, 20/9/16 – O setor de telecomunicações lançou hoje, em seus canais na internet, um vídeo que mostra a importância das antenas para a prestação dos serviços de celular e de banda larga móvel. Hoje, a instalação de infraestrutura de telecomunicações no Brasil enfrenta desafios, principalmente pela burocracia e legislações desatualizadas. De forma clara e didática, o vídeo mostra que sem as antenas é impossível fazer ligações, mandar mensagens ou navegar pelo celular.

Nos últimos anos, o celular se tornou um dos principais meios de comunicação, de lazer, trabalho, uma ferramenta indispensável no dia a dia das pessoas. A pesquisa TIC Domicílios 2015 do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) mostra que o acesso à banda larga móvel é o maior e mais bem-sucedido programa de inclusão do País. Dados do estudo revelam que 89% dos brasileiros com mais de 10 anos que acessam a internet o fazem pelo celular – enquanto 65% usam computadores, notebooks ou tablets. O celular é o meio de maior acesso à rede entre os internautas brasileiros.

E o seu uso vem crescendo vertiginosamente, principalmente com crescente tráfego de vídeos. No Brasil, existem 252 milhões de chips em funcionamento e 196 milhões de acessos em banda larga pelo celular, nas tecnologias 3G e 4G.

Para garantir que o consumidor continue a usufruir dos múltiplos conteúdos e serviços disponíveis na internet, é preciso ampliar o número de antenas em operação. Os investimentos estão sendo feitos – por ano o setor investe cerca de R$ 28 bilhões –, mas existem muitas leis que dificultam e até impendem a instalação de antenas. Em todo o Brasil, são mais de 300 leis municipais que dificultam a expansão da cobertura.

Além de incluir pessoas, o acesso às telecomunicações gera riqueza. Segundo a União Internacional de Telecomunicações (UIT), braço da ONU para o setor, cada aumento de 10 pontos percentuais em penetração de banda larga em um país impulsiona o PIB em até 1,4 ponto percentual. Logo, é necessário que as cidades atualizem suas leis para permitir mais antenas, melhoria na qualidade dos sinais e mais desenvolvimento pelo uso da banda larga. No ano passado, o Congresso Nacional aprovou a Lei Geral de Antenas (Lei 13.116/2015), com diretrizes para o licenciamento e a instalação de infraestrutura.

O vídeo lembra que, hoje, ninguém vive sem celular e alerta para o fato de que o celular não vive sem antena. O setor de telecomunicações espera que as autoridades compreendam a importância de se ter leis que possibilitem e incentivem a instalação de antenas, permitindo consequentemente mais acesso dos cidadãos à internet e mais desenvolvimento para seus municípios.

Assista ao vídeo! https://www.youtube.com/watch?v=QyjmfyIqRA0&feature=youtu.be

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo