Reclamações sobre serviços de telecom caem mais de 15% em maio de 2022
Em maio de 2022 foram registradas 161.348 queixas, 29.243 a menos que as registradas em maio de 2021.
Brasília, 14/07/22 – O número de reclamações de usuários de serviços de telecomunicações caiu 15,3% em maio deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No mês de maio de 2022 foram registradas 161.348 queixas de usuários de serviços de telecom, 29.243 reclamações a menos que as registradas no mesmo mês do ano passado.
“As reclamações de usuários vêm registrando quedas acima de dois dígitos desde o começo do ano passado. São quedas recordes que mostram que as ações do setor para melhorar a experiência do usuário tem surtido efeito”, afirmou o presidente executivo da Conexis Brasil Digital, Marcos Ferrari.
Os dados mostram uma queda consistente em todos os serviços, com destaque para a queda de 20% nas reclamações relacionadas a serviços de TV por assinatura, que passaram de 13.638 em maio de 2021 para 10.906 em maio de 2022. As reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 15,4% e dos usuários de telefonia móvel 6,6%.
Sobre os assuntos, a maior queda ocorreu nas reclamações relacionadas a crédito pré-pago, que caiu 24%, seguida por mudança de endereço, com queda de 21% e por ressarcimento, com queda de 20% no número de reclamações.
Para Ferrari, as reduções estão diretamente ligadas aos investimentos das empresas, que ultrapassaram R$ 35 bilhões em 2021, e às medidas de autorregulação do setor, entre elas a Não Me Perturbe (www.naomeperturbe.com.br), que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.
Sobre a Conexis – A Conexis Brasil Digital reúne as empresas de telecomunicações e de conectividade, que são a plataforma da economia digital, da sustentabilidade e da conexão de todos os brasileiros. A Conexis, dentro de um movimento de transformação digital pelo qual o mundo está passando, vem substituir a marca do SindiTelebrasil, reforçando o propósito do setor de telecomunicações de digitalizar o País e de conectar todos os brasileiros.
Acesse nossos conteúdos em https://conexis.org.br