Saber falar a língua dos dados será obrigação para o profissional de TICs

Se até há bem pouco tempo o inglês era o ponto obrigatório, agora, além da língua estrangeira, a exigência é por especialista que saiba interpretar a linguagem dos dados, pontua o professor do departamento de Informática da PUC-Rio Hélio Lopes.

Qualquer profissão do futuro exigirá a interpretação da língua dos dados, aponta o professor do departamento de Informática da PUC-Rio Hélio Lopes. Em entrevista à Newsletter da Telebrasil, concedida durante o Rio Info 2018, realizado nos dias 24 e 25 de setembro, Lopes disse que caberá ao profissional de Ciência de Dados derrubar os muros da computação para ir às áreas humanas e sociais.

“Até há bem pouco tempo, o inglês era a exigência básica das empresas em computação. Agora, é obrigatório falar a língua dos dados”, orientou o professor. O profissional de Ciências de Dados está muito demandado pelas corporações, mas, segundo o professor Hélio Lopes, esse especialista terá de ter um perfil ainda pouco usual no mercado: mais do que conhecer tecnologia, o cientista de dados precisa saber gerenciar pessoas. Assistam à entrevista com o professor Hélio Lopes.

PUC-Rio – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo