São José dos Campos pede olhar diferente dos governos à tecnologia

Prefeito da cidade, Felicio Ramuth, adianta que trabalha para ter uma cidade inteligente como serviço. O município se sagrou bicampeão da 5ª edição do Ranking das Cidades Amigas da Internet.

A cidade de São José dos Campos, em São Paulo,  ficou, pela segunda vez, em primeiro lugar no ranking das cidades brasileiras que mais incentivam a instalação de infraestrutura de telecomunicações, tanto por revisões normativas e legais como por processos ágeis de licenciamento.

Para o prefeito do município, Felício Ramuth, a premiação “é um reconhecimento do trabalho da cidade”, que segue um projeto de se transformar efetivamente em uma ‘Cidade Inteligente’. “Estamos adotando um conceito de ScaaS, ou seja, Smart Cities as a service, com 1 mil câmeras, 250 pontos de WiFi, uma nova central de inteligência e todos os prédios públicos conectados”, adiantou. Mas alertou para as barreiras que travam a transformação digital das cidades.

“A primeira barreira é jurídica. Os marcos legais não avançam como a tecnologia e temos dificuldade, como gestor público, para seguir esses marcos. E o novo conceito é contratar como serviço. A outra barreira é o financiamento. O serviço não é contemplado em nenhum órgão federal ou estadual, não é considerado investimento”, afirmou Ramuth, ao participar da solenidade de premiação em evento online promovido pelo Sinditelebrasil e pela Abrintel, nesta terça, 25/8.

Para Ramuth é um grande erro não pensar em financiar serviço para centrar os esforços em produto. “Seria fácil conseguir financiamento para comprar câmeras, mas em dois anos elas estariam ultrapassadas. Os governos estadual e federal precisam ter esse olhar para a tecnologia e contar com financiamentos para contratar tecnologia”, sinalizou.

Persistência e trabalho estão sendo a marca de São José dos Campos em TICs. No primeiro ano da edição do Ranking – 2015 – a cidade do interior paulista apareceu na 21ª colocação. Em 2019, com o fim das restrições e a redução da burocracia, São José dos Campos pulou para a liderança e, em 2020, atuou para ficar à frente do ranking.

O Ranking das Cidades Amigas da Internet destaca entre os 100 maiores municípios brasileiros aqueles que oferecem um ambiente adequado à instalação de infraestrutura de redes de telecomunicações (antenas e fibra óptica). Já o Ranking de Serviços das Cidades Inteligentes tem como objetivo identificar os municípios brasileiros com maior oferta de serviços inteligentes para o cidadão.

Esta é a quinta edição dos rankings, que têm mostrado avanços importantes de algumas cidades que já alteraram sua lei municipal ou já promoveram mudanças nos processos de licenciamento. Por outro lado, o estudo revela que ainda há muitos municípios com leis desatualizadas e que demoram mais de um ano para licenciar a instalação de antenas, dificultando o avanço da conectividade, que é a base do desenvolvimento da economia das cidades e do bem-estar de seus cidadãos. Para ter acesso completo aos dados, acesse: www.agenciatelebrasil.org.br/fiqueantenado

A instalação dessa infraestrutura é imprescindível para a conectividade e economia digital cuja essencialidade fará parte também dos debates do Painel Telebrasil 2020, que ocorre nos dias 8, 15, 22 e 29 de setembro. As inscrições gratuitas para o Painel e a programação estão disponíveis no site http://paineltelebrasil.org.br/

Assistam a participação do prefeito de São José dos Campos, Felício Ramuth, no evento de lançamento do ranking das Cidades Amigas da Internet 2020.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo